Compartilhe este texto

CMM avalia a criação de um Plano Municipal de Agricultura Urbana

Por Portal Do Holanda

15/06/2017 9h11 — em



Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a criação de uma Política Municipal de Agricultura Urbana, protocolada pelo membro da Comissão de Agricultura da Casa, vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB). A política garante a implantação de um plano municipal para desenvolver o setor na capital.

A agricultura urbana é a agricultura praticada no interior (agricultura intraurbana) ou na periferia (agricultura periurbana) de uma localidade, cidade ou metrópole, cultivando, produzindo, criando, processando e distribuindo uma diversidade de produtos alimentares e não alimentares que utiliza  os recursos humanos e materiais, produtos e serviços encontrados dentro ou em redor da área urbana. 

Ações de agricultura urbana vêm sendo desenvolvidas por um grande número de governos e organizações da sociedade civil como forma de combate à pobreza, insegurança alimentar e degradação ambiental.

Funções e Diretrizes

Entre os objetivos previstos da política municipal de agricultura urbana a proposta prevê ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis; propiciar a ocupação de espaços urbanos ociosos e gerar alternativa de renda e de atividade ocupacional à população urbana. 

O vereador ainda salienta que é possível articular a produção de alimentos nas cidades com os programas institucionais de alimentação em escolas, creches, hospitais, asilos, restaurantes populares, estabelecimentos penais e outros. “Também será uma forma de estimular o trabalho familiar, de cooperativas, de associações e de organizações da economia popular e solidária voltado para a agricultura urbana”, finaliza.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+