Compartilhe este texto

Preso integrante de quadrilha que fingia ser da Eletrobrás e cobrava por serviço

Por Portal Do Holanda

22/04/2015 21h41 — em
Policial



Na tarde desta quarta-feira (22), o marítimo Edison Maia Alves, de 49 anos, integrante de uma quadrilha que realizava fraude no sistema de medição de energia, foi preso em flagrante em uma instituição de ensino localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, no momento em que recebia o dinheiro do suposto serviço realizado em nome da Eletrobras Amazonas Energia. 

De acordo com a polícia, os donos da instituição acharam estranho o comportamento dos homens ao cobrarem para realizar o serviço e acionaram a Distribuidora de energia elétrica, que logo em seguida contatou a Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas. A ação foi coordenada pela DECFS em ação conjunta com Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência.

Segundo a polícia, a quadrilha de quatro integrantes agia há mais de seis meses e se apresentava como funcionários da Eletrobras Amazonas Energia em estabelecimentos como hotéis, restaurantes entre outros. 

Os integrantes chegavam aos locais dizendo que a unidade consumidora apresentava problemas na medição de energia e que teria que pagar a quantia de R$ 1.200 reais para resolver o problema. Ainda segundo a polícia, a quadrilha se apresentava mostrando contas de energia de outros clientes que tinham valores altos de consumo, e após o serviço a conta de energia elétrica vinha bem mais barata. O que também chamou a atenção, foi o uso por parte da quadrilha de lacres que não são mais utilizados pela Distribuidora há mais de cinco anos.

Toda ação do flagrante foi filmada pelas câmeras da SEAI, que montou um esquema especial para esta operação. No vídeo, é possível perceber Edison recebendo e contando o dinheiro, que segundo ele, seria repassado para um funcionário da Eletrobras Amazonas Energia, que já foi identificado.

De acordo com o delegado titular da DECFS Alfredo Dabella, a investigação durou três meses. “As investigações continuam até localizarmos todos os envolvidos. Edison irá responder por estelionato e corrupção passiva e será encaminhado a cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa”, declarou.

Diariamente, as equipes da Eletrobras Amazonas Energia atuam na cidade de Manaus realizando serviços de inspeção nas unidades consumidoras e outras ações de combate às perdas de energia elétrica. Também informa que nenhum serviço executado por suas equipes é cobrado no ato da execução.

Mais uma vez a Distribuidora identificou a ação de terceiros em unidades consumidoras, que ocasiona prejuízos financeiros à empresa e ao poder público na perda da arrecadação do ICMS. Além disso, os consumidores ficam expostos aos riscos de choque elétrico, danos ao patrimônio, em razão destes tipos irregularidades, além de afetar diretamente a qualidade no fornecimento de energia elétrica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial