Compartilhe este texto

Justiça mantém prisão de policial civil que matou PM em casa de show

Por Portal Do Holanda

16/04/2019 10h23 — em
Policial


Foto: Reprodução/Instagram

A audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira (16) determinou que prisão preventiva do Policial Civil Pericles Marques Portela Junior. Ele é acusado de homicídio por atirar e matar o tenente da Polícia Militar Herison de Oliveira Bezerra em uma casa de shows, no Distrito Federal, na madrugada desta segunda-feira (15).

Segundo o G1 Distrito Federal, o policial civil, de 39 anos, foi preso em flagrante e estava detido na carceragem do Departamento de Polícia Especializada.

Uma mulher ficou ferida na perna por um dos disparos. Ela foi levada para o Instituto Hospital de Base, mas já recebeu alta.

Em ata da audiência de custódia, a juíza Flávia Brandão de Oliveira destaca que o fato de Péricles ser policial agrava a situação.

“Além disso, o fato de o autuado ser policial civil torna ainda mais reprovável a sua conduta, uma vez que deveria zelar pela garantia da segurança das pessoas e, no caso, de forma diametralmente oposta, criou a situação de absoluta insegurança no local.”

Ainda de acordo com a juíza, não é possível colocar o policial civil Pericles Marques na situação de auto defesa, pois as imagens demonstram que o agente sacou primeiro a arma.

“Pelo que se depreende dos autos, ele foi o primeiro a sacar a arma de fogo, sendo que somente após a sua ação é que a vítima também teria sacado a sua arma, muito embora sequer tenha tido tempo de efetuar qualquer disparo. Assim, não verifico a situação de legítima defesa, de modo que homologo a prisão em flagrante do autuado.”

No documento, a juíza também ressalta que a conduta de Péricles colocou em risco as pessoas que estavam presentes na casa de show, em Águas Claras. “Ressalte-se que a atitude do autuado colocou em risco a vida de milhares de pessoas que estavam no local em busca de diversão, tendo, inclusive, atingido uma segunda vítima na perna.”

O agente Péricles nasceu no Rio de Janeiro e entrou na Polícia Civil do DF em 2006. Ele trabalha na delegacia do Gama.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial