Compartilhe este texto

Poderes públicos do Amazonas debatem soluções para a crise no sistema penitenciário

Por Portal Do Holanda

09/01/2017 17h42 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Representantes dos poderes legislativo, judisciário e executivo no Amazonas se reuniram nesta segunda-feira(9), para debater soluções integradas para a crise no sistema penitenciário. Num período de 8 dias, 64 detentos morreram dentro de 3 unidades prisionais do Estado.

No encontro, o governo estadual apresentou as medidas que vem adotando desde o início das ocorrências nas unidades prisionais e ouviu as sugestões para melhorias no sistema. O grupo deve voltar a se reunir em um mês.

Na ocasião foram apresentadas as medidas que já vem sendo tomadas pelo Governo. Segundo a SSP-AM, desde o ano passado o governo estava monitorando as ameaças de fugas e rebeliões nos presídios de Manaus. Trabalho integrado com órgãos de várias esferas e que culminou com a implantação em outubro de 2016 de um Comitê de Gerenciamento de Crise do Sistema de Segurança Pública, com representantes estaduais, federais e órgãos municipais.

“O governo tem se preocupado com essa questão desde outubro, com a possibilidade de haver convulsões por conta dos presos da operação La Muralha. Essa atividade colegiada nossa é antiga. Mas agora, com a crise, essa atividade teve que subir níveis. Não pode mais ser no nível operacional, tem que ser no nível de gestão. Presidentes dos tribunais, procurador geral de justiça, pessoas que respondam por suas instituições. É isso que o governador tem procurado fazer e é isso que fez agora”, enfatizou Fontes.

Dos demais poderes, fizeram parte o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Flávio Pascarelli, além dos chefes do Ministério Público Federal no Amazonas, da Polícia Federal, da Defensoria Pública do Estado e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. O deputado estadual Abdala Fraxe representou a Assembleia Legislativa do Estado.

“É positivo o Estado conduzir a resolução dessa crise de modo transparente e colaborativo. Vários órgãos, cada um com sua respectiva ótica, tem algo a contribuir nessa resolução do sistema. A questão penitenciária hoje é muito mais complexa do que anos atrás e seja talvez a ponta mais complexa do nível da segurança pública, porque hoje essas duas questões precisam ser combatidas em conjunto”, disse o procurador chefe do MPF, Edmilson Barreiros.

O secretário Sérgio Fontes também falou da expectativa de reforço com a vinda de policiais da Força Nacional de Segurança. O pedido foi encaminhado pelo governador José Melo ao Ministério da Justiça no domingo, 8 de janeiro.

“Estamos com várias frentes de combate. Em um primeiro momento, tínhamos total controle com os nossos meios. Mas esses meios têm se mostrado insuficientes porque a crise permanece e a tropa, especialmente da Polícia Militar que sempre é chamada para esses eventos, está cansada. Então nós precisamos agora de um efetivo apenas para cuidar do sistema prisional, porque a Força Nacional tem essa característica. É uma tropa ostensiva, e não de investigação, e virá, paralelo a isso, uma equipe especializada do Depen para avaliar os nossos protocolos, dar sugestões, treinar e trazer equipamentos que possam otimizar a retomada do controle do sistema prisional”, esclareceu o titular da SSP.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: poder público, rebeliao, Sistema penitenciário, Amazonas

+ Amazonas