Compartilhe este texto

Estudo utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

10/05/2017 13h02 — em
Amazonas



Um projeto de pesquisa realizado pela zootecnista Oscarina Batalha, com apoio do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desenvolveu uma farinha de resíduos de pirarucu para complementação na alimentação de galinhas poedeiras.

O estudo foi fomentado pelo Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), da Fapeam, e teve por objetivo melhorar a produção de ovos das poedeiras, por meio da farinha de pirarucu como fonte energética.

O projeto teve início na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada a cerca de 600 km, de Manaus, na região do médio Solimões, com a abertura do entreposto de produção para fazer o beneficiamento do pescado, principalmente do pirarucu, na forma de salgado seco.

Segundo Oscarina, o processo de transformação do filé de pirarucu em bacalhau da Amazônia gerou uma grande quantidade de resíduos, que eram descartados. Pensando em como reutilizar esses resíduos de pirarucu foi que ela desenvolveu o projeto “Silagem Ácida de Resíduos de Pirarucu na Alimentação de Poedeiras Comerciais Leves”, orientada pela pesquisadora do Inpa Sônia Alfaia, coordenadora do projeto.

A inclusão da farinha de resíduos de pirarucu foi em até 3% na alimentação das poedeiras, pois as observações feitas por Batalha concluíram que mais do que 3% já afetariam nas características e sabor dos ovos, devido aos ácidos graxos presentes no pirarucu.

O estudo originou um artigo que foi publicado na Revista Brasileira de Agricultura e também foi tema da dissertação de mestrado em Agricultura no Trópico Úmido, de Oscarina Batalha, finalizado no início de 2017 e realizado no departamento de Tecnologia em Alimentos, do Inpa.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: pesquisa, ração para galinhas, resíduos de pirarucu, Amazonas

+ Amazonas