Compartilhe este texto

Manaus pode ficar sem ônibus por tempo indeterminado

Por Portal Do Holanda

17/01/2017 9h44 — em
Amazonas


Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

Manaus/AM - Cerca de 400 mil usuários do transporte coletivo foram prejudicados com a paralisação de 100% da frota de ônibus que iniciou na manhã desta terça-feira(17). Se a paralisação continuar até o fim do dia, 800 mil usuários serão afetados, segundo a estimativa do Sinetram.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Rodoviários, Élcio Campos, a greve será por tempo indeterminado até que haja uma negociação “nossa pauta de reivindicação é o 'registro' salarial de maio do ano passado que nós ganhamos na Justiça e até hoje a empresa não pagou. Nós estamos esperando há 8 meses pela boa vontade do Sinetram e da Justiça do Trabalho para definir essa questão”, disse.

Ainda segundo Campos, a decisão de paralisar 100% da frota foi tomada após a Justiça proibir a greve. Inicialmente, 30% da frota de ônibus iria circular em Manaus “Nós resolvemos não cumprir a decisão da Justiça porque a empresa não cumpre nenhuma. Ganhamos uma ação garantindo insalubridade e até hoje, não foi paga. A multa para empresa é de R$ 1 mil e para os trabalhadores é R$ 100 mil, é uma diferençam muito grande” afirmou.

O Sinetram informou que paralisação se dá por motivos já rechaçados pelo TRT em decisões ano passado, referentes ao Dissídio Coletivo de 2016 que está sendo julgado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Outro motivo seria a data-base da categoria que é apenas no dia 1º de maio e até lá, o sindicato pode discutir a questão com os rodoviários.

Até o momento, não há previsão para liberação das frotas de ônibus.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: onibus, paralisação, transporte coletivo, Amazonas

+ Amazonas