Siga o Portal do Holanda

outubro rosa

Mulheres na pré-menopausa também devem ter atenção ao câncer de mama

Publicado

em

Foto: Reprodução

A cada ano, o câncer de mama se torna mais frequente em todo o mundo, com 22% dos novos casos diagnosticados principalmente em mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar da alta taxa de mortalidade, o câncer de mama tem cura com o diagnóstico precoce. Como forma de alertar à população sobre a importância do autoexame, o médico oncologista e mastologista Manuel Jesus Coelho Pinheiro, esclarece quais são as formas de prevenção, os sintomas e como é feito o tratamento.

Aproveitando a oportunidade do “Outubro Rosa”, mês dedicado a campanha de combate e prevenção ao câncer de mana, o especialista alerta as mulheres manauaras, que apesar do câncer de mama ser mais recorrente nas mulheres que estão na menopausa, as  mulheres na pré-menopausa têm uma série de fatores de risco como o uso do anticoncepcional, a puberdade precoce e alimentação. Além desses aspectos, há também o risco biológico, determinado pela hereditariedade.

Jesus Pinheiro alerta que tirar a mama é um trauma que pode ser evitado com o diagnóstico precoce da doença. Ele afirma que quanto mais cedo for descoberto, maior será a chance de recuperação. E, que para iniciar o tratamento, é preciso que as mulheres não sintam vergonha de fazer o autoexame e não escondam a existência dos nódulos mamários. “Quando fazem isso, o quadro evolui e dificulta a recuperação”, afirma.

O diagnóstico é feito na maioria dos casos, através do exame de mamografia que é de fundamental importância e deve ser realizado uma vez ao ano por todas as mulheres acima dos 40 anos, explica Jesus Pinheiro. “É recomendável que mulheres com 40 anos em diante realizem a mamografia anualmente. O exame radiológico dos tecidos moles das mamas permite detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de outros sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos”, afirma o oncologista.

HC para o uso de minissaia no interior do Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Conheça a história de Manaus e dos municípios do Amazonas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.