Siga o Portal do Holanda

Desmentindo boatos

Ministério da Saúde diz que Amazonas teve o maior números de respostas sobre Fake News

Publicado

em

Há um ano o brasileiro tem à sua mão uma ferramenta poderosa para checar se a informação sobre saúde que recebeu é verdadeira ou se trata de uma Fake News: o celular! Isso é possível desde o ano passado, quando o Ministério da Saúde lançou, de forma inovadora, o Canal Saúde Sem Fake News.

Pelo número (61) 99289-4640, foram enviadas no WhatsApp da pasta 12.200 mensagens. Ao receber a mensagem, os profissionais de comunicação checam a veracidade da informação com as áreas técnicas da Pasta. Até o momento a equipe já respondeu 11.500 dúvidas, que geraram o esclarecimento de 104 diferentes Fake News que disponíveis para consulta no site www.saude.gov.br/fakenews

O Estado do Amazonas foi o líder em questionamentos pela ferramenta, com 3.698 mensagens respondidas, seguidos pelo estado de São Paulo, com 2.636, e Minas Gerais, 1.609.

O canal Saúde Sem Fake News foi criado pelo Ministério da Saúde, como mais uma ferramenta para combater as notícias falsas que circulam no ambiente digital e que fazem tão mal à saúde do brasileiro.

Conheça abaixo e na galeria de fotos acima um pouco mais sobre os 7 temas mais polêmicos relacionados as fake news recebidos pelo Ministério da Saúde:

1. Vacinação

– Vídeo afirmando que a vacinação faz mal

– Vacina causa autismo

– Dúvidas sobre a campanha de vacinação do sarampo

– Nova gripe fatal e a cura pelo chá de erva doce (durante a época da campanha de vacinação)

2. Vacina anticâncer

3. Cadastro Brasil Sorridente

4. Câncer é deficiência de vacina B17

5. Maculopatia (doença na retina) causada por uso do smartphone

6. Dipirona importado da Venezuela com vírus

7. Alimentação em geral

– Cura de doenças como diabetes por alimentos

– Cura de doenças como diabetes por alimentos

– Chás e produtos que curam doenças

– Limão no copo faz mal

– Bactérias nos feijões

Facções criminosas com poder de influenciar eleição para prefeito de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.