Compartilhe este texto

Mais uma fraude envolvendo a justiça do Amazonas

Por Portal Do Holanda

12/04/2012 1h05 — em
Amazonas



Primeiro foi uma funcionária do Tribunal de Justiça que falsificou a assinatura digital do juiz, forjou uma ação de Danos Morais  e condenou uma operadora de celular a retirar o nome de seu noivo do SPC. Agora dois alvarás de soltura  foram falsificados e serviram de salvo conduto para  homicidas, soltos durante o feriado da Semana Santa.

O caso está na Corregedoria do tribunal, que apura  se há servidores envolvidos na fraude. A Polícia também investiga a direção do presídio. O caso constrange  duas instituições: o comando do Centro de Detenção Provisória - que representa o Estado -  porque não  teve o cuidado de  analisar o documento, e o tribunal, porque desconfia que a falsificação envolve funcionários que conheciam a rotina da 4a Vara Criminal e a assinatura do juiz.

O problema não é somente  o constrangimento que o caso provoca: é a sensação de que a justiça não é apenas falha. Está sujeita a fraudes, eventual corrupção de funcionários e pode ser facilmente manipulada. 

Adicione-se a isso a pretensa modernidade a qual estaria enquadrado o Tribunal de Justiça do Amazonas, com avanços na área digital e com selo holográfico  obrigatório  para comprovar a autenticidade de documentos. A ausência desse selo nos alvarás é, senão um erro, uma omissão e uma falha preocupantes.

Há  ainda a questão da insegurança da sociedade, que  se soma a outra insegurança: a jurídica, que é tão destrutiva quanto a primeira porque revela a fragilidade de um Poder cujas entranhas se tornaram corrosivas e podem incapacitá-lo para o  exercício da sua tarefa mais elementar -  que é a de  mediar conflitos.  

 

Raimundo Holanda

 

NULL


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fraude em alvarás de soltura, Tjam, Amazonas, Editorial

+ Amazonas