Compartilhe este texto

Fucapi premia novos talentos

Por Portal Do Holanda

11/11/2012 17h30 — em
Manaus



Numa disputa acirrada e com apenas quatro votos de diferença, o projeto “O Som que Ecoa na Amazônia”, do curso de Gestão de Processos Industriais, coordenado pelo professor Honório Oliveira, venceu na categoria voto popular a 9ª Feira Tecnológica da Fucapi. Os estudantes mostraram na feira um projeto já transformado em produto pela indústria. As embalagens de equipamentos de som para carro da HBuster usam papelão reciclado ao invés de isopor. E as soldas das placas de circuitos eletrônicos são do tipo Lead Free, que não utilizam chumbo em sua composição, considerando os efeitos nocivos desse elemento químico para o meio ambiente.

 



 

O segundo lugar foi do projeto “A Bicicleta Sustentável”, realizado de alunos do Ensino Médio. Os estudantes apresentaram um sistema que alia atividade física e sustentabilidade, transformando a energia mecânica gerada pelas pedaladas em eletricidade. A terceira colocação coube ao projeto “Site de Divulgação da Feira”.


A solenidade de encerramento, realizada na última sexta à noite, levou cerca de 3 mil alunos ao pátio da Escola Fucapi, localizada na avenida Danilo de Matos Areosa, 381 – Distrito Industrial. Durante dois dias, estudantes de cursos técnicos e do Ensino Médio da Escola Fucapi apresentaram 72 projetos com o tema Inovação e Sustentabilidade.


Na busca pelo voto popular e para impressionar os componentes da comissão julgadora valia tudo. Boca de urna, distribuição de cerveja artesanal sem álcool feira pelos próprios alunos, panfletos, trajes temáticos, e os próprios estudantes espalhados estrategicamente pela feira em campanha por seus projetos.


A feira também premiou os projetos de cada curso, escolhidos por uma comissão julgadora. Na área de Eletrônica/Telecomunicações, venceu o projeto “Esteira Microcontrolada”. O segundo lugar foi do projeto “Guardião Social”; o terceiro, “Controle de eletrodomésticos via Controle Remoto”.


“Bio Casa”, “Reaproveitamento das Águas Servidas” e “Processo "L" para Armazenar Latas de Alumínio”, por ordem de classificação, foram os vencedores da área de Informática/Automação. Ainda área de Informática, foram premiados os projetos “Lixo Reciclável”, “Site de Divulgação da Feira” e “Sistema Web de Saneamento Público”.


Dois trabalhos competiram na área de “Área de Produção/Gestão de Processos Industriais”. Venceu “O Som que Ecoa na Amazônia”, com a segunda colocação para o projeto “Cerveja se Fabrica no Pim”.


Na área de Logística”, foram premiados, por ordem de classificação, os projetos “Logística Reversa Pneumática”, “Embalagem da Pré-História”, “A Logística Reversa e Atuação do Profissional em Logística”.


“Treinamento ao Ar Livre”, “Green Jobs e a Carreira Militar” e “Desenvolver a Sustentabilidade para o Mercado” foram os vencedores, por ordem de classificação, da área de Humanas/Recursos Humanos. Na área de Segurança do Trabalho, venceu o projeto “Inovação com Tecnologia e Qualidade”, seguido de “Trabalho e Resgate em Alturas” e “Ergonomia no Trabalho”.


Na área de Contabilidade, venceu o projeto “Eco Pub”. O segundo lugar foi do “Jogo do Empreendedor” e o terceiro colocado foi “Abertura de Empresa I-Cad On Line”.


Completam a relação de premiados os projetos do Ensino Médio: “De Volta para o Futuro”, “A Bicicleta Sustentável” e “Casa Sustentável”, por ordem de classificação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: feira, FUCAPI, Manaus, premio, Manaus

+ Manaus