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Transferência de alunos da rede pública inicia nesta terça-feira em Manaus

Por Portal Do Holanda

13/01/2020 15h41 — em
Amazonas


Foto: Eliton Santos / Semed

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus alerta pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino para o período de transferência, que inicia nesta terça-feira, 14, e segue até quinta-feira, 16. O procedimento pode ser realizado pelo site https://www.matriculas.am.gov.br/ a partir das 00h01 ou de forma presencial, em qualquer unidade pública de ensino. Em caso de perda do prazo, os candidatos terão que esperar o encerramento do período de matrícula para novos alunos, no próximo dia 20 deste mês, para tentar outra oportunidade. 

A transferência acontece após a escola, que não oferece continuidade de ensino para o próximo ano, reordenar automaticamente o aluno para outra unidade de ensino que ofereça a próxima modalidade (alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ou escola que oferecem até o 5º ano).

Na reordenação é levado em consideração a lei vigente que determina que o estudante deve ser matriculado em escola com um raio de até dois quilômetros de distância informado no comprovante de residência. Mesmo o reordenamento sendo automático, os pais precisam ir à escola para confirmar a matrícula.  Outro motivo para solicitar a transferência é quando o aluno muda de endereço.   

A gerente de Matrícula e Dados de Rede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, alerta aos pais ou responsáveis pelas crianças de que a mudança de escola só deve ser feita quando houver certeza do procedimento e que é necessário confirmar a matrícula na outra unidade de ensino no tempo determinado. 

“A Semed pede que os pais só solicitem transferência se realmente tiverem certeza que querem trocar o aluno para qual foi reordenado. Muitas vezes acontece de solicitar a transferência e não confirmar na outra escola e o aluno acaba perdendo a vaga na rede pública de ensino, já que uma vez feita a solicitação da transferência o estudante é desligado da escola”, explicou Darlene.

Se a solicitação for feita de forma online, o responsável precisará ir à escola em que o aluno estava matriculado para pegar o documento de Designação, que é a confirmação da disponibilização para outra unidade. “Não é realizada a transferência sem o documento de Designação, ele é a confirmação do pedido do processo, sem isso o aluno não é matriculado na escola de interesse”, reforçou a gerente de matrícula da Semed.

O diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) João Guilherme de Moraes Silva, alerta que é importante que pais ou responsáveis não deixem para fazer o cadastro no sistema de matrículas no momento em que forem reservar a vaga.

“Para agilizar o processo pedimos que os responsáveis acessem o site e se cadastrem, inserindo nome, e-mail e CPF. O sistema enviará um e-mail de ativação e o responsável deverá confirmar e ativar o seu cadastro. Também é recomendável que o responsável faça o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2020”, explicou Guilherme.

As escolas terão atendimento presencial, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, para os pais ou responsáveis que não conseguirem realizar o procedimento online.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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