Compartilhe este texto

Susam se pronuncia sobre morte de adolescente após o parto na maternidade Ana Braga

Por Portal Do Holanda

10/01/2018 21h15 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Família

Manaus/AM - A família da adolescente Eunice Lopes de Souza,16, está acusando os médicos da Maternidade Ana Braga de ter negligenciado a situação da jovem que foi a óbito, na última segunda-feira(8).

Segundo os parentes, a adolescente deu entrada na unidade na madrugada de sexta(5) e sentiu dores até a tarde de sábado. Os enfermeiros teriam aplicado diversas injeções nela que teriam comprometido sua disposição física, vendo que ela não aguentaria o parto normal, uma das acompanhantes questionou se Eunice não poderia ter cesárea, mas foi informado que teria normal.

Após o parto, a adolescente teve o quadro de saúde comprometido que começou a se agravar no domingo(7). Eunice reclamava de fortes dores na barriga que estava inchada. Os familiares disseram que chamaram a equipe médica, porém apenas aplicaram medicamentos para aliviar a dor. Em determinado momento, a jovem não aguentava nem que tocassem na barriga dela, foi quando a equipe de enfermeiros chamou a média.

Ainda de acordo com os parentes, a médica teria sido ignorante e expulsado todos do quarto. Do lado de fora, era possível ouvir os gritos da adolescente, não se sabe que procedimentos foram adotados com a vítima dentro do quarto.

Ao chegar na manhã de segunda, o marido de Eunice, Marcos Silva, encontrou a esposa debilitada. Horas depois recebeu a informação que ela não tinha resistido e foi a óbito.

O laudo médico aponta que a bactéria causou a morte,os familiares desconfiam que possa ter sido a maca, cadeira de rodas ou a queda no banheiro. A jovem, muito debilitada, foi obrigada a tomar banho assim que foi liberada para o leito e caiu no banheiro. Além disso, segundo Marcos, ela teria ficado em um leito de um paciente que estava totalmente sujo, e não teriam feito a troca de lençóis.

A criança nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, mas passa bem e deve receber alta nos próximos dias.

A Susam se pronunciou sobre o caso em nota enviada ao Portal do Holanda. Veja na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) informa que a paciente deu entrada na Maternidade Ana Braga no dia 05/01, com queixa de perda de líquido, o que os médicos consideram um sintoma de possível quadro infeccioso. Na mesma data, a paciente realizou parto normal, sem registro de alterações.

De acordo com a direção da unidade de saúde, nos dias seguintes, ela apresentou palidez e quadro de dor abdominal. Foram realizados exames laboratoriais e ultrassonografia, que indicaram endometrite, uma inflamação do endométrio causada por infecção. Foi iniciado tratamento com antibióticos. O quadro da paciente foi agravado e ela foi encaminhada à UTI Materna, onde veio a óbito no dia 08/01, às 6h35.

A direção da Maternidade Ana Braga ressalta ainda que prestou atendimento devido à paciente e lamenta o falecimento da jovem.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas