Siga o Portal do Holanda

Ciência

Simpósio Norte ABHR tem lançamento de livros de autores do Amazonas

Publicado

em

Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Diego Omar e Clarice Bianchezzi lançarão dois e-books no dia 25 de outubro, durante o 2º Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), que acontecerá entre os dias 22 e 25 deste mês na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Professores da Universidade do Estado do Amazonas, Diego Omar e Clarice Bianchezzi, lançam livros no dia 25 

Os livros lançados são resultado das conferências e mesas-redondas do 1º Simpósio Norte da ABHR, realizado em 2017 no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA). O time de autores é formado por professores-pesquisadores do Brasil e Portugal, entre eles Leila Basto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Donizete Rodrigues (Universidade Beira Interior, Portugal). "São abordagens acadêmicas, críticas, do campo religioso amazonense ou de temas que tangenciam as realidades amazônicas", destaca o professor do curso de História da UEA, Diego Omar.

Em julho, o professor Diego Omar foi eleito o novo presidente da ABHR, e esse será o primeiro evento em que estará à frente da Associação. "É um momento muito especial, a ABHR está completando 20 anos, mas é também um momento de muitos desafios, inclusive o de aprofundar os estudos sobre as religiões em um momento em que as Ciências Humanas e Sociais estão sob ataque, sendo desvalorizadas e desacreditadas pelo primeiro escalão do Governo Federal e em que se esboçam projetos de união entre as Igrejas Pentecostais e a política partidária", observou o professor

Sobre os livros

Cada livro tem nove capítulos. Uma das coletâneas é intitulada "Religiões, Fronteiras e Identidades na Amazônia", que tem como eixo as discussões sobre o crescimento evangélico, tolerância religiosa e as ressignificações das missões, e a outra recebeu o título de "Religiões e Lutas Contra-Hegemônicas na Amazônia" e tem como foco a pluralização do campo religioso e as religiões afro-indígenas. De acordo com os organizadores, os temas abordados nos capítulos se completam, de tal modo que a leitura conjunta revela um panorama da produção sobre religião na região.

Os livros serão publicados pela Editora da UEA e em breve estarão disponíveis no repositório digital da Universidade.

Projeto sinistro de poder usa caso Flávio como bandeira

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

ABFO: SOMMELIER EMIL LECAMP, GERENTE DE MARKETING IMPORTADORA CANTU


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.