Compartilhe este texto

Simpósio Nacional de Ouvidorias reúne cerca de 800 participantes em Manaus

Por Portal Do Holanda

22/08/2019 13h51 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cerca de 800 pessoas, entre participantes e palestrantes, participaram nesta quinta-feira (22) da abertura do 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias realizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O evento segue até esta sexta-feira (23) com painéis e oficinas temáticas, no auditório da Corte de Contas e com transmissão simultânea para nas salas da Escola de Contas Públicas (ECP). 

O Simpósio reúne 17 autoridades, entre elas o ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior; o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante; e a superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Amazonas, Mona Liza Benevides Ruffeil.

Ao falar aos presentes, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, ressaltou o papel das Ouvidorias para aproximação da sociedade à Corte de Contas. “Quero agradecer imensamente ao ouvidor-geral desta Corte, o conselheiro Érico Desterro, e sua equipe pelo esmero na realização desse evento que à luz da contemporaneidade se propõe a discutir uma governança pública mais cidadã e inovadora. Destaco ainda a iniciativa do conselheiro Mario de Mello, que em 2007, então ouvidor do Tribunal, propôs a realização da 1ª edição do Simpósio”, disse a presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos.

Programação 

A conferência de abertura foi realizada pelo juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, seguida pelo painel I no qual foram discutidos os avanços tecnológicos nas ouvidorias.

À tarde a programação segue com oficinas técnicas simultâneas com a participação de técnicos da CGU, da Controladoria Geral do Estado (CGE), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da OAB-AM.

Na sexta, as discussões terão como eixo a governança pública. O painel sobre o tema será mediado pelo ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, com a presença do ouvidor-geral da União Adjunto, Fábio do Valle Valgas da Silva; do consultor de Governança e Compliance, Daniel Lança; e do ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado.

A conferência de encerramento será ministrada pelo advogado e consultor Rodrigo Pironti que deve abordar temas como Compliance, Gestão de Riscos e o combate à corrupção.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, tce-am, Amazonas

+ Amazonas