Siga o Portal do Holanda

Veículos

Saiba como emplacar veículo e os custos dos serviços e tributos no Amazonas

Publicado

em

Todos os anos, milhares de veículos entram em circulação no Amazonas. No período de janeiro a setembro desde ano, a capital amazonense registrou mais de 40 mil novos emplacamentos, o que representa o aumento de 12,8% em comparação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados pouco mais de 35 mil novos emplacamentos.

Em média, por mês, entram em circulação 4 mil novos veículos no estado. E um dos primeiros procedimentos que devem ser tomados por quem acabou de comprar um veículo é o emplacamento.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 230, inciso VI, andar sem placa constitui infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e apreensão de veículo, que será encaminhado para o pátio do Departamento de Trânsito.

É importante ressaltar que, durante o prazo de sete dias corridos, é permitido apenas o deslocamento entre a concessionária e a entidade de trânsito responsável.

Sendo assim, se o veículo for parado circulando em qualquer outra condição, será apreendido, como prevê a Resolução 269/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “do pátio da fábrica, da indústria encarroçadora ou concessionária e do Posto Alfandegário, ao órgão de trânsito”.

Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda

O uso politico do caso Alejandro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.