Compartilhe este texto

Projeto promove inclusão social e empregatícia de venezuelanos em Manaus

Por Portal Do Holanda

17/08/2018 16h58 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Por meio de aulas de português e cursos profissionalizantes, o projeto ‘Oportunizar’ promoverá a inserção socioeconômica de venezuelanos, que estão reconstruindo sua vida na capital amazonense. O Projeto é uma parceria entre o Centec (Centro de Ensino Técnico) e o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e será lançado na próxima terça-feira (21), às 14h, no áuditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3.950 - Parque Dez.  

Os cursos iniciam em duas semanas, e as inscrições já estão sendo feitas na Cáritas Arquidiocesana de Manaus, na Av. Joaquim Nabuco, 1023 – Centro, das 8h às 11h. Algumas vagas serão reservadas para refugiados e solicitantes de refúgio de outras nacionalidades.

Serão oferecidos quatro cursos de qualificação profissional aos venezuelanos solicitantes de refúgio: ‘Auxiliar de Cozinha e Confeitaria’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Manicure, Pedicure e Designer de Sobrancelha’; e ‘Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica’.

Todos os cursos terão uma carga horária ampliada no componente Língua Portuguesa Instrumental,  para aprimorar o domínio do idioma e facilitar a inserção dos venezuelanos no mercado de trabalho. O projeto ‘Oportunizar’ oferecerá 120 vagas, sendo 30 para cada um dos cursos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: emprego, refugiados, venezuelanos, Amazonas

+ Amazonas