Compartilhe este texto

Programa de Residência Pedagógica é lançado e oferta mais de 800 bolsas em Manaus

Por Portal Do Holanda

20/09/2018 14h51 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus e as universidades parceiras lançaram, nesta quinta-feira(20), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica, que serão realizados nas unidades de ensino da rede municipal.

O Programa de Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e busca o aperfeiçoamento da formação prática dos alunos nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso com estágio supervisionado. Participam do processo, além da Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Centro Universitário Nilton Lins.

Para o pró-reitor de Ensino e Graduação da Ufam, David Lopes Neto, o programa visa melhorar a qualidade do estágio curricular e inserir os universitários finalistas e novatos no contexto de trabalho das instituições de ensino educacionais.

“O universitário, que tem a oportunidade de um estágio logo no início do curso, adquire mais experiência do papel do professor em sala de aula. Essa articulação entre as universidades parceiras e as secretarias de Educação só contribui para a formação desses futuros educadores”, afirmou ele.

Estão sendo oferecidas mais de 800 bolsas para universitários interessados em participar do Programa. Hellen Bittencourt é graduanda do 4º período no curso de História do Centro Universitário Nilton Lins e, para ela, a oportunidade de estagiar logo no início do curso é fundamental para sua formação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bolsas, Manaus, Residência Pedagógica, Amazonas

+ Amazonas