Compartilhe este texto

Professor da UEA desenvolve pesquisa sobre pesca sustentável de camarão

Por Portal Do Holanda

12/06/2019 11h32 — em
Amazonas



Desde 2011, o Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vem realizando estudos sobre crustáceos, como caranguejos e camarões de água doce (decápodos dulcícolas) no município.  As pesquisas do Lecam visam conhecer a diversidade biológica da Amazônia e promover recursos para manejo e cultivo de espécies de crustáceos comercializados em Parintins, sem causar danos ao ambiente. Os estudos são implementados pelo Laboratório de Estudos de Crustáceos da Amazônia (Lecam).

O professor doutor da UEA, Fabiano Gazzi Taddei, responsável pela linha de pesquisa do Lecam afirma que as espécies catalogadas pelo laboratório são pouco estudadas. “A espécie nativa Macrobrachium amazonicum é resistente aos diversos climas do Brasil, independente da água salobra para a reprodução e, por estes motivos, na comunidade científica, é considerada como a espécie de maior potencial econômico”.

Com a aproximação do Festival Folclórico de Parintins, realizado no mês de junho, é comum que muitos moradores e turistas movimentem uma importante cadeia econômica na região, que é a culinária. O tacacá, prato tradicional preparado com camarão, é um dos mais consumidos na época.

A linha de pesquisa de Taddei objetiva desenvolver um método de manejo comunitário e sustentável para a pesca do camarão pelas comunidades da região de Parintins, localizada na margem direita do rio Amazonas.

“Na Região Amazônica, a pesca artesanal dos camarões é uma atividade que é transmitida por gerações, e a implantação de um projeto de manejo eficiente, associado à fiscalização efetiva, que é fundamental para a manutenção da renda dos ribeirinhos”, explicou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: camarões, caranguejos, crustáceos, Lecam, manejo, UEA, Amazonas

+ Amazonas