Compartilhe este texto

Primeiros doutorandos cegos da Ufam defendem tese neste mês em Manaus

Por Portal Do Holanda

05/12/2019 11h40 — em
Amazonas



Manaus/AM - Os discentes Claudenilson Pereira Batista e Cátia Lemos defendem, respectivamente, nos dias 11 e 12 de dezembro, às 9h, no Auditório Jatapu, localizado no setor Norte do campus universitário, suas teses como requisito obrigatório para obtenção do grau de doutores em Educação. Os doutorandos são deficientes visuais orientados pela professora Maria Almerinda de Sousa Matos e ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial (Nepped), da Faculdade de Educação (Faced).

Depois da aprovação, eles serão os primeiros doutores cegos em Educação do Amazonas. De acordo com a orientadora, professora Maria Almerinda Matos, os discentes chegam na fase da defesa após cumprirem todas as exigências antecipadamente. “Nós teríamos até março de 2020 para a defesa, mas preferimos adiantar. Claudenilson e Cátia não só deram conta dos trabalhos, prazos, proficiências e correções necessárias, mas o fizeram sem a ideia paternalista ou assistencialista associada a quem tem alguma limitação. Eles chegam ao final da trajetória pelas próprias competências”, explica a docente.

A orientadora conta ainda que, ao aceitar a orientação, observou o potencial das pesquisas propostas por eles. “Eu não vejo a patologia, vejo o potencial. O Claudenilson, por exemplo, estuda, trabalha, compõe, além de morar sozinho. Com todas essas qualidades, eu só posso enxergar o potencial e não a patologia. As defesas deles abrem para a comunidade acadêmica a importante possibilidade de enfatizar o potencial de qualquer pessoa, e não apenas as patologias. As duas pesquisas buscam solucionar gargalos relacionados às Políticas Públicas voltadas para os deficientes”, analisa a orientadora.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Doutorandos cegos, Manaus, tese, Ufam, Amazonas

+ Amazonas