Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Prefeitura promove ações de saúde para o controle do Diabetes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), realizou nesta quarta-feira, 14/11, no Parque do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, atividades do Dia Mundial de Combate ao Diabetes que, este ano, tem como tema "A Família e o Diabetes". O evento ofereceu serviços destinados aos portadores da doença.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o acompanhamento do idoso nas diversas atividades como também na alimentação, é fundamental para o controle da glicemia. 

“Nós oferecemos exames rápidos de glicemia, índice de massa corpórea e avaliação neuromotora do Pé Diabético. Além dos exames, estão sendo dadas orientações sobre nutrição, saúde bucal, medicamentosa, de atividades físicas e orientação e encaminhamento com endocrinologista”, destacou Magaldi.

Este ano, o Núcleo de Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Semsa, a partir do tema central da campanha, quer enfatizar o papel da família para o êxito no tratamento, bem como sua continuidade, com vistas ao controle da doença e à promoção da saúde dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades nas UBSs

As atividades serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com destaque à educação em diabetes para população. Durante a semana, serão realizadas rodas de conversa, panfletagem com folderes, busca ativa de diabéticos nas áreas de referências das unidades de saúde, dentre outros, com o objetivo de sensibilizar os usuários ao autocuidado para a melhoria da qualidade de vida.

Os serviços de saúde realizados nas unidades de saúde são acompanhamento e monitoramento do usuário no Programa Hiperdia; Programa de Automonitoramento de Glicemia Capilar; serviços voltados ao Pé Diabético; realização de Avaliação Neuromotora (feito em todas as unidades na consulta médica ou de enfermagem) e oferta de Dopller Vascular, que é realizado em apenas 25 unidades da rede de saúde municipal.

Os exames de Avaliação Neuromotora e o exame de Glicemia Capilar são realizados em todas as unidades de saúde como UBSs, UBSFs (Estratégia Saúde da Família) e Policlínicas. Os usuários e pessoas interessadas podem acessar a página da Semsa na internet, por meio do linkhttps://goo.gl/RK4Vdd. Também pode ser feito contato por telefone (3236-9804/98842-8501) com informações fornecidas pelo Núcleo de Controle de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da secretaria.

Crescimento alto

O percentual de homens que apresentaram diagnóstico de saúde de diabetes aumentou 54%, entre os anos de 2006 e 2017. Os dados, da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS), servem para alertar a população no Dia Mundial de Controle do Diabetes, celebrado anualmente no dia 14 de novembro. Há 11 anos, o percentual de homens que tinham sido diagnosticados com a doença era de 4,6%. Agora este índice passou para 7,1%. 

Apesar de apresentarem percentual mais elevado em 2017, as mulheres (8,1%) tiveram um crescimento de 28,5% no mesmo período.

Entre 2010 e 2016, o diabetes vitimou 406.452 pessoas no Brasil. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o número cresceu 11,8% no período, saindo de 54.877 mortes para 61.398 no ano de 2016.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

1 MINUTO NERD - PANTERA NEGRA É O FILME DO ANO?

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.