Compartilhe este texto

Prefeitura fecha parceria com Governo do Japão para construção de poços artesianos na RDS do Tupé

Por Portal Do Holanda

17/11/2017 10h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus firma nova parceria com o Governo do Japão para a construção de dois poços artesianos, que ampliarão o atendimento à demanda de abastecimento de água potável das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, unidade de conservação municipal localizada à margem direita do Rio Negro, a 25 minutos de Manaus. 

O termo de doação de recursos será assinado na próxima terça-feira (21), em solenidade na sede da Associação de Moradores da Comunidade São João, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, e o Cônsul Geral do Japão, em exercício, Takahiro Iwato. Esta é a segunda parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e o Consulado Japonês em beneficio das comunidades da RDS do Tupé.

Em agosto deste ano, a representante do Setor de Política, Economia e Cooperação do Consulado Geral do Japão em Manaus, Takako Shima, visitou as duas comunidades para avaliar as condições de instalação dos poços, juntamente com técnicos da Semmas. “A aprovação do projeto deixou tanto a equipe da Semmas como as comunidades muito felizes porque, a partir da parceria, será resolvido um problema antigo, que era a falta de um abastecimento de água potável adequado para as famílias”, ressaltou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes. 

Durante a visita, moradores das duas comunidades foram ouvidos pela representante do governo japonês. Ao todo, o projeto beneficiará 530 pessoas, sendo 340 residentes na comunidade São João, e 190 na Colônia Central – esta última localizada no ponto mais isolado da reserva, com dificuldade de acesso, sobretudo em período de vazante.  

Atualmente, os moradores da Colônia Central dependem de um sistema de captação que oferece água de forma inadequada à comunidade. Com o projeto, quatro das seis comunidades passam a contar com abastecimento de água potável, restando apenas duas Livramento e Tatu ainda a serem beneficiadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas