Compartilhe este texto

Obras avançam no Distrito Industrial e alteram o trânsito em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/11/2019 18h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A partir da próxima sexta-feira (15), as vias que circulam a rotatória do bairro Armando Mendes, mais conhecida como bola da Samsung, na zona Leste, serão interditadas para o avanço das obras de recuperação da malha viária do Distrito Industrial 1, realizadas pela Prefeitura de Manaus em parceria com a Suframa. A intervenção vai durar aproximadamente 45 dias, para que seja concluída a nova pavimentação rígida do local.

O secretário municipal de Infraestrutura, Keltom Aguiar, explica que esse é o último trecho para aplicação da pavimentação rígida da rotatória e, para segurança dos motoristas e trabalhadores, será preciso realizar essa intervenção. “Será uma interdição momentânea para beneficiar todos que utilizam esse trecho, pois a nova pavimentação será mais duradoura para suportar o intenso fluxo da área. A perspectiva é de que, com a finalização dessa etapa, já possamos liberar a rotatória por completo para circulação de veículos”, destacou.

Durante o período de obra, veículos e ônibus que trafegam pela avenida Oitis, sentido rotatória, serão desviados para avenida Itacolomi. No perímetro da avenida Autaz Mirim, sentido Centro/bairro, no trecho entre a avenida Itacolomi e a bola da Samsung, veículos de passeio terão apenas acesso local. O fluxo de caminhões e carretas segue normal no sentido Centro/bairro na avenida Oitis.

Já no sentido bairro/Centro, o fluxo será desviado para a avenida Cosme Ferreira e terá restrição de circulação na avenida Itacolomi. Os veículos que trafegam na Itacolomi terão acesso à avenida Autaz Mirim, onde farão retorno junto ao canteiro central e poderão seguir em direção à rotatória, para acessar o Distrito Industrial ou o centro da cidade.

 

Transporte coletivo 

Com a interdição na bola da Samsung, a linha 080 será desviada a partir do Terminal de Integração 5 - São José, seguindo pelas avenidas Cosme Ferreira / Oitis / Itacolomy / rua Rio Xeroá / Rio Servine / avenida Perimetral / rua Rio Envira / Rio Xeroá / Continental / alameda Cosme Ferreira / retornando ao Terminal 5. 

A linha 535, no sentido bairro/Centro, fará o desvio a partir da avenida Perimetral e segue pela rua Contorno Norte / rua Rio Xeroá / Rio Jutaizinho / avenida Itacolomy / Autaz Mirim / Oitis e segue itinerário normal. 

As linhas 355, 418, 603, 619, 621, 677, 679 irão fazer desvio a partir da Autaz Mirim e seguir o itinerário pela avenida dos Oitis / avenida Itacolomy / Autaz Mirim e seguem o itinerário normal.  

 

Ação paralela na Constantino Nery

A Prefeitura de Manaus também avança com os serviços em outra frente de obra na avenida Constantino Nery. Também no feriado do dia 15 de novembro, sexta-feira, das 8h às 16h, haverá interdição temporária da avenida, nos dois sentidos, no trecho entre as ruas João Valério e Pará, para remanejamento dos postes e adequação da rede de energia elétrica. Os serviços são necessários para execução de uma nova etapa da construção do complexo viário Ministro Roberto Campos e, durante a interdição, os veículos e o transporte coletivo serão desviados para ruas e avenidas próximas.

 

Quem segue na Constantino Nery, sentido bairro/Centro, terá duas opções de desvios:

1. Para a avenida São Jorge / rua Emílio Ruas / avenida Brasil / Kako Caminha para acesso à Álvaro Maia ou área central;

2. Avenida Constantino Nery até a passagem subterrânea nas imediações do Parque dos Bilhares, seguindo até a avenida Djalma Batista. O desvio do tráfego no sentido Centro/bairro será realizado pela rua São Geraldo / rua Pará, com acesso para a Djalma Batista. 

 

A intervenção será monitorada por agentes de trânsito e de transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Os ônibus que trafegam nas avenidas Torquato Tapajós ou Desembargador João Machado e acessam a Constantino Nery, no sentido bairro/Centro, serão desviados a partir do Terminal Rodoviário e deverão seguir nas avenidas Mário Ypiranga / Djalma Batista / Álvaro Maia / Kako Caminha (retorno no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou) / avenida Brasil / Constantino Nery  e seguem o itinerário normal. 

No sentido Centro/bairro essas linhas devem seguir normal até o Terminal de Integração 1 – Constantino Nery – e depois serão desviadas à direita na avenida Senador Álvaro Maia / Major Gabriel / à direita na avenida Ayrão / rua Silva Ramos até a Djalma Batista e prosseguem normal em direção ao bairro. 

As linhas que atendem a avenida Pedro Teixeira, no sentido bairro/Centro, irão convergir à esquerda na Constantino Nery seguir até o retorno nas proximidades do viaduto Elcídes Ricardo, em Flores, e acessar a Djalma Batista. Já as linhas que atendem a avenida São Jorge, no sentido Centro/bairro, irão seguir o itinerário normal até a avenida Senador Álvaro Maia e, em seguida pela avenida Brasil / rua Amaral dos Santos / Vicente Torres Reis / Emílio Ruas / avenida São Jorge. As linhas que trafegam na rua Lóris Cordovil permanecerão com seus itinerários sem alteração.

 

Outras alterações: 

- LINHAS 540, 652

Sentido bairro/Centro: Itinerário Normal até avenida Darcy Vargas / Theomario Pinto (retorno na rotatória das Letras) / Theomario Pinto / Djalma Batista (direita) / Álvaro Maia (retorno no Centro de Convivência) / Álvaro Maia / Constantino Nery - T1 / Normal;

Sentido Centro/bairro: Itinerário Normal até a Getúlio Vargas / Joaquim Nabuco / Djalma Batista / Darcy Vargas / Normal.

 

- LINHA 118

Sentido T2/bairro: Itinerário normal até a Djalma Batista (direita) / Álvaro Maia / avenida Brasil / rua Emílio Ruas / avenida São Jorge / Normal até Darcy Vargas / Dr. Theomário Pinto (retorno rotatória das Letras) / Theomário Pinto.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, rotatória, trânsito, Amazonas

+ Amazonas