Compartilhe este texto

No Amazonas, base da Funai é atacada a tiros pela 8º vez em 1 ano

Por Portal Do Holanda

05/11/2019 7h04 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Uma das principais bases de vigilância da Funai, localizada na Vale do Javari, no Amazonas, foi alvo de tiro por parte de caçadores na madrugada do último domingo (3).

Segundo o órgão, o ataque ocorreu no momento em que funcionários detectaram a presença deles no território e ligaram os holofotes. Por sorte, ninguém ficou ferido.

De acordo com uma nota oficial emitida pela Funai, na última quinta-feira (31), outro grupo também já tinha metralhado o local. Os ataques são motivados pela tentativa da base de combater a invasão e a exploração de terras de tribos indígenas que optaram por viver isoladas.

Beto Marubo, da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), revela que os caçadores são ousados e dispostos a tudo, eles aproveitam a escuridão da noite para entrar nas florestas pelos rios.

Lá eles permanecem por dias, caçando e pescando espécies proibidas. Os conflitos geralmente acontecem quando eles tentam deixa o espaço com ao material traficado.

Essa é a oitava vez que a base Ituí é atacada em menos de uma ano, mas nenhuma medida efetiva é tomada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ataque a base da Funai, base da Funai atacada, caçadores atacam base da Funai, tiros na base da Funai, Amazonas

+ Amazonas