Compartilhe este texto

'Movimento Mulheres Contra o Fascismo' fará manifestação contra Bolsonaro no próximo sábado

Por Portal Do Holanda

25/09/2018 10h38 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - O Movimento Mulheres Contra o Fascismo realizará uma manifestação neste sábado (29), no Largo São Sebastião, em Manaus contra o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). O ato é organizado por um movimento que iniciou a partir da adesão de diversas mulheres em todo o Brasil em grupos do Facebook.

A expectativa é que as manifestações ocorram em mais de 100 cidades brasileiras, além de dezenas de cidades do exterior, como Lisboa, Porto e Coimbra (Portugal), Berlim (Alemanha), Lyon (França), Galway (Irlanda), Barcelona (Espanha), Sidney e Gold Coast (Austrália) e Haia (Holanda), dentre outras.

Em Manaus a manifestação é organizada pelo Mulheres 8M – Manaus, que é um coletivo que agrega uma diversidade de movimentos, entidades e mulheres ativistas dos direitos das mulheres; a manifestação visa alertar a população contra as ideias radicais e preconceituosas que incitam a violência, principalmente com as mulheres, defendidas por Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência da República nestas eleições.

“Nossa pauta é unificada, pois entendemos que a liderança de uma nação exige virtude cidadã, compromisso público, moralidade ilibada, espírito pacifista e dedicação a reduzir e sanar as diferenças sociais envolvendo minorias para o bem estar coletivo”, diz nota divulgada nas redes sociais. 

O movimento destaca que de 2005 a 2015, mais de 830 mulheres foram vítimas de homicídios no Amazonas, aparecendo com o quarto maior crescimento do País, com 139,6%, de acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Quando se confrontam os dados de 2014 e 2015, o Estado salta para o topo do ranking nacional, registrando 80 e 115 assassinatos, respectivamente, com 43,8% de crescimento.

O Brasil continua em 4° lugar no ranking da violência contra mulher e esse número poderia ser maior, mas muitas vítimas deixam de registrar as agressões por medo.

O Movimento também mostrará sua indignação contra a reforma trabalhista, que segundo elas, permitiu o trabalho de mulheres grávidas em ambientes considerados insalubres e a reforma da Previdência, que aumenta para 62 anos a idade mínima para a aposentadoria de mulheres. 

“Queremos convidar toda a sociedade para unir forças conosco e não ter medo de se manifestar. A Constituição Brasileira assegura a seus cidadãos e cidadãs o direito a livre manifestação e de reunião. Junte-se a nós e vamos mostrar com quantas fraquejadas se derruba um fascista!”, diz a nota. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições 2018, Jair Bolsonaro, Mulheres contra Bolsonaro, Amazonas

+ Amazonas