Compartilhe este texto

Mobilização ‘Basta ao suicídio’ reúne mais de 600 pessoas na ponte Rio Negro

Por Portal Do Holanda

31/08/2019 14h32 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - De iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a mobilização “Basta automutilação, depressão e suicídio” reuniu mais de 600 pessoas na manhã deste sábado (31), na ponte ponte Rio Negro. 

Representantes de instituições, associações, órgãos públicos municipal e estadual, grupos de ciclistas e de jovens caminharam pela ponte e, ao formar um grande círculo, fizeram uma oração em defesa da vida. Houve, ainda, a distribuição de panfletos alertando sobre os sintomas da depressão e as consequências da doença.

A ação na capital, segundo João Luiz, é o pontapé inicial da campanha que será levada a todos os 61 municípios do Estado. 

O comandante do Corpo de Bombeiros na capital, tenente-coronel Alexandre Freitas, atentou para a importância da realização da ação na ponte Rio Negro. “Temos muitos registros e ocorrências de tentativas de suicídio na ponte que, infelizmente, se tornou um local atrativo para as pessoas que precisam de ajuda. Mas esse ato deve mudar essa concepção. A ponte deve ser sinônimo de vida e não de morte”, destacou. 

Participaram da mobilização a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Grace Benayon; do secretário executivo de Estado de Educação, Bibiano Garcia; do secretário Municipal de Esporte e Lazer, João Carlos Mello; do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão;  general Teixeira, do Exército; além de representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa e Susam), associações, instituições, grupos de jovens e de ciclismo que desempenham atividades e abraçam a causa.
 
Em todo mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio já contabiliza mais de 800 mil vitimas, sendo a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 e 29 anos.     

No Amazonas, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM), 30 pessoas já tiraram a própria vida, entre os meses de janeiro e abril deste ano, além das inúmeras tentativas impedidas pelas equipes da Polícia Militar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, combate ao suicídio, Manaus, Ponte Rio Negro, Amazonas

+ Amazonas