Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Ministério da Saúde aprova projeto para plano de prevenção a suicídio no Amazonas

Publicado

em

Manaus/AM - O Estado do Amazonas conseguiu aprovação de projeto que garantirá R$ 220 mil do Ministério da Saúde (MS) para execução de Plano de Prevenção ao Suicídio, em Manaus e nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. A portaria Nº 1.315, de 11 de maio de 2018, que trata do incentivo financeiro aos estados, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), do dia 16 de maio.

O projeto aprovado foi construído pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), com a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Após o recebimento do recurso, através do Fundo Estadual de Saúde (FES), o Amazonas terá 12 meses para executar o plano. No primeiro momento, serão definidas as ações, estratégias e parcerias em cada município. A meta, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, é estar com o plano em execução até setembro, mês de mobilização da campanha de prevenção ao suicídio.

Em São Gabriel da Cachoeira, segundo dados divulgados pelo MS, a taxa de suicídio na população adulta chegou a 22,7 por grupo de 100 mil habitantes. O número é referente aos anos de 2010 a 2015.

Segundo o Ministério da Saúde, 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano no Brasil. A meta é, até 2020, reduzir esse índice em, no mínimo, 10%.

+ Amazonas

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.