Compartilhe este texto

Hospitais suspendem atendimentos por falta de pagamentos no Amazonas

Por Portal Do Holanda

13/05/2019 20h32 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICEA), que presta serviços de saúde ao Governo do Estado, anunciou nesta segunda-feira (13), que serão suspensos a partir desta terça-feira (14), os serviços médicos prestados nos Hospitais 28 de Agosto e Adriano Jorge.

Segundo a nota do ICEA, a paralisação dos serviços se deve a falta de pagamento das obrigações financeiras  por parte do governo, sem nenhuma justificativa da Susam. De acordo com as informações do instituto, os médicos ainda não receberam os pagamentos devidos pelo governo referentes aos meses de Outubro/2018, Novembro/2018 e março/2019.  Os médicos também informam que à partir desta data, o pagamento pelos serviços de saúde prestados deve ocorrer até o  último dia útil do mês subsequente e que se não houver pgto, os médicos tomarão novas atitudes em relação aos demais estabelecimentos de saúde que contam com os serviços do ICEA.

O ICEA informou que a partir das 19h desta segunda-feira, a partir das 19h, seria suspensa a presença de plantonistas em todos os SPAS ( suspensão dos serviços ); As cirurgias eletivas no hospital Adriano Jorge serão feitas hoje por respeito aos pacientes preparados e internados na unidade. Caso o não pagamento persista não serão mais realizadas as de amanhã bem como o ambulatório será suspenso ( suspensão de serviços). Os diaristas permanecerão pelo motivo dos pacientes em PO e O HPS 28 fechará e os pacientes serão regulados para o PLATÃO E JOÃO LÚCIO.

Confira a nota completa do ICEA:

"NOTA DO ICEA

O INSTITUTO DE CIRURGIA DO ESTADO DO AMAZONAS, que presta serviços de saúde ao Governo do Estado, anuncia a SUSPENSÃO DOS SERVIÇOS MÉDICOS PRESTADOS NOS SEGUINTES ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE DA CAPITAL: HPS 28 de Agosto, Cirurgias Eletivas e todos os SPAs à partir das 19h desta 2ª feira 13/05/19. As cirurgias eletivas no Adriano Jorge serão feitas HOJE em respeito aos pacientes já preparados e internados naquela unidade. À partir de amanhã,14/05/19 não serão mais feitas. O Motivo é novamente o atraso no pagamento das obrigações financeiras  por parte do governo, sem nenhuma justificativa da Susam.

Os médicos foram até onde puderam suportar; convivem com a precariedade da infraestrutura hospitalar além da falta de insumos que colaboram para o tratamento inadequado e desrespeitoso para os pacientes que procuram essas unidades! É a persistência do caos na saúde. Os recursos do FTI, liberados para a saúde destinados a pagamentos de despesas do ano anterior e complementação do ano corrente, não foram concluídos nem na sua propositura nem no cronograma estipulado pela própria Susam! A Assembleia Legislativa se encarregou de acompanhar a destinação correta dos recursos do FTI no entanto, persiste a situação de desrespeito aos profissionais de saúde ! O próprio governo do estado está a cinco meses realizando auditoria nos contratos das empresas médicas de saúde e nada encontrou de errado contra os médicos. Mas é fácil ver nos hospitais públicos a superlotação continuada, falta de salas de cirurgia, falta de insumos básicos entre outros.

 Os médicos ainda não receberam os pagamentos devidos pelo governo referentes aos meses Outubro/18, Novembro/18 e março/19 apesar de toda a documentação solicitada pelo governo ter sido enviada muito antes dos prazos determinados que o governo julgava ser suficientes para que cumprissem com o acordado, de acordo com o cronograma elaborado pelo próprio próprio Governo do Estado.  Os médicos também informam que à partir desta data, o pagamento pelos serviços de saúde prestados deve ocorrer até o  último dia útil do mês subsequente e que se não houver pgto, os médicos tomarão novas atitudes em relação aos demais estabelecimentos de saúde que contam com os serviços do ICEA."

O Portal do Holanda entrou em contato com a SUSAM e aguarda um posicionamento sobre a situação.

 

 

 

 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, hospitais, paralisação, Amazonas

+ Amazonas