Compartilhe este texto

Exército apresenta Operação Ágata em combate à criminalidade nas fronteiras da Amazônia Ocidental

Por Portal Do Holanda

25/05/2018 19h03 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/CMA

Manaus/AM - O Ministério da Defesa instituiu a Operação ÁGATA, destinada ao combate aos crimes na faixa de fronteira da Amazônia Ocidental. A responsabilidade na vigilância das fronteiras terrestres está a cargo do Comando Militar da Amazônia, abrangendo os Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

A região é caracterizada pela grandeza territorial, pela cobertura vegetal da Floresta Amazônica, pelas bacias hidrográficas e pela existência de enormes vazios demográficos. Além disso, a fronteira entre o Brasil e seus vizinhos é altamente permeável, facilitando a entrada, sem fiscalização, do narcotráfico, o contrabando, o descaminho, o tráfico de animais silvestres, o garimpo e o desmatamento ilegal.

O CMA atua de forma permanente, principalmente por meio das tropas desdobradas na linha de fronteira, procurando atingir os locais mais distantes dentro de sua área de responsabilidade. Diuturnamente, as unidades localizadas na fronteira realizam a vigilância, o patrulhamento e o controle de pontos de entrada do País.

Desde o início do ano o CMA já realizou 170 operações militares e, somente no último mês, foram realizadas quatro grandes operações. Nas operações realizadas na faixa de fronteira, dentro da vertente Braço-Forte, desde o início do ano de 2018, as tropas já realizaram 66.867 revistas de pessoas, veículos embarcações e aeronaves; 1.332 patrulhas fluviais; apreensão de 115 veículos e embarcações; apreensão de 6.674 Kg de drogas ilícitas, 26.704 m3 de madeira ilegalmente extraída, 77.557 litros de combustível, 68 armas de fogo; 87 autos de prisão em flagrante delito; além de 52 inspeções para a fiscalização de produtos controlados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas