Siga o Portal do Holanda

Doe livros

Escoteiros põem campanha na rua em busca de livros usados em Manaus

Publicado

em

Manaus/AM - O Grupo Escoteiro Chapada (37º/AM) concluirá, no próximo dia 14, a primeira fase do Projeto para Reciclagem de Papel e Reaproveitamento de Livros Didáticos e Paradidáticos, dentro do programa Mensageiros da Paz, da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). A estimativa do Grupo é de que pelo menos 3,5 mil livros didáticos, apostilas e cadernos usados sejam doados à Cooperativa de Reciclagem Aliança, no bairro Santa Etelvina. Quem quiser colaborar com a ação pode procurar o grupo escoteiro nos dias 7 e 14 de dezembro, às 9h. A sede do grupo fica na Igreja Menino Jesus de Praga, no Conjunto Tocantins, bairro Chapada.

“Essas doações produzem o reaproveitamento do que seria descartado, indiscriminadamente, na natureza, sem nenhuma contrapartida. Além do ganho ecológico, penso que a reversão das doações, que são sustentáveis, em recursos para os cooperados da área de reciclagem fazerem suas compras de Natal ou aplicarem de alguma outra forma também é um diferencial, geração de renda e dignidade”, avaliou o presidente do Grupo Escoteiro, Francisco de Luca.

Com o projeto, o Grupo Escoteiro busca promover o engajamento das famílias e da comunidade em ações de cunho social, diminuir o impacto ambiental com a retirada de matéria-prima para produção de papel, reduzir a quantidade de resíduos natureza e incentivar o reaproveitamento e mudanças no hábito de descartar o lixo.

O período da ação foi escolhido devido à prática costumeira de, no final do ano letivo, haver descarte inadequado de cadernos e livros em lixeiras comuns, onde são depositados todo tipo de resíduos em um mesmo local, o que inviabiliza a reutilização e reciclagem do material.

Serão reutilizados ou reciclados livros didáticos e paradidáticos, revistas, impressos em geral, cópias, envelopes, cartões, papel de fax e papelão. Não podem ser reciclados papéis sanitários, plastificados, metalizados, parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono, fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas e papel vegetal.

Reutilização ou reciclagem

Os livros didáticos e paradidáticos que tiverem condições de serem reutilizados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para serem parte de um projeto anual de doação de livros à população. Enquanto papéis diversos e cadernos que não tiverem condições para serem reutilizados serão disponibilizados para Cooperativa de Reciclagem Aliança.

Cooperativa Aliança

A Cooperativa de Reciclagem Aliança, situada no bairro Santa Etelvina, é uma entidade que recebe, aos sábados, material recolhido pelo lixo limpo, beneficiado pela Prefeitura de Manaus. Em funcionamento desde de 2013, possui quatro funcionários, recebem todo tipo de material que possa ser reciclado, reaproveitando e revendendo às indústrias, fábricas de papel e empresas de eventos e festas.

Grupo Escoteiro Chapada

Fundado em em dezembro de 2016, o Grupo Chapada conta hoje com cerca de 35 escoteiros, entre crianças e jovens de 6,5 a 21 anos, e pouco mais de dez escotistas , adultos voluntários. As reuniões acontecem aos sábados, das 9h às 11h30min. A sede do Grupo fica na Igreja Menino Jesus de Praga, no conjunto residencial Tocantins II, bairro Chapada.

Os erros do Enem e a redução de notas para estudantes

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.