Compartilhe este texto

Escolas de Samba podem não desfilar após fiscalização encontrar irregularidade

Por Portal Do Holanda

07/02/2018 16h04 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) fiscalizou as oito escolas de samba que irão desfilar pelo Grupo Especial no Carnaval de Manaus. Nenhuma apresentou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e nem o profissional registrado para executar os serviços técnicos de engenharia. De acordo com a fiscalização do Conselho, foram observadas atribuições de engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho. 

Todas terão que apresentar a documentação até sexta(9), sob pena de multa e auto de infração encaminhado ao Corpo de Bombeiros, indicando que os carros alegóricos e os equipamentos usados estão sendo construídos sem supervisão de um profissional habilitado, o que pode fazer com que os Bombeiros fechem o galpão e impeça a escola de desfilar. A multa é de R$ 6.575,73. Reincidentes pagam o dobro.

“O objetivo é garantir que os serviços técnicos e as obras relacionadas à engenharia estejam sendo realizadas por profissionais ou empresas habilitadas. Queremos garantir a proteção e segurança do cidadão que vai brincar o Carnaval. Por isso a importância de um profissional habilitado para as estruturas do desfile", ressaltou o presidente do Crea-AM, engenheiro civil Afonso Lins. 

Fiscalização

As escolas de samba que se apresentarão com carros alegóricos estão sendo notificadas para que apresentem as correspondentes ARTs dos serviços executados nestas estruturas. Em geral, são serviços de chassis de caminhões ou ônibus e reforço das estruturas, visando a uma adequada sustentação dos cenários instalados sobre elas. A responsabilidade técnica das instalações elétricas também é checada pela fiscalização do Conselho, chegando mesmo aos casos de operações de guindaste e empilhadeira, utilizadas na movimentação de grandes peças. O conjunto completo de um carro alegórico pode chegar ao peso de dez toneladas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: escolas de samba, grupo especial, Manaus, Amazonas

+ Amazonas