Compartilhe este texto

Empresa que administra porto onde barco explodiu é multada em R$ 350 mil

Por Portal Do Holanda

19/09/2018 15h33 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manacapuru/AM -  O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multa de R$ 350 mil contra a empresa VGO Comércio de Petróleo Ltda., por operar um ponto fluvial de venda de combustíveis no rio Solimões, na orla do município de Manacapuru, com Licença de Operação (LO) vencida desde agosto de 2017.

 

De acordo com o chefe da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), Abner Brandão, além de estar com o licenciamento ambiental vencido, o empreendimento colocou em risco os ecossistemas daquela do rio Solimões por causar incêndio em uma embarcação que estava sendo abastecida no ponto fluvial na orla da cidade, na noite de terça-feira (18). Três pessoas ficaram feridas no acidente.

Segundo Brandão, além da multa, a área da empresa foi embargada, por não apresentar Plano de Emergência Individual (PEI) de ação de prevenção de acidentes com produtos perigosos e a falta de comunicação do falto ao órgão de controle ambiental. “O empreendimento não cumpriu a Lei Federal nº 9.605 e tem 30 dias para apresentar defesa”, disse.

O Ipaam informou que, no dia 30 de agosto de 2017, emitiu a LO nº 172/17 para a VGO Comércio de Petróleo operar pelo prazo de um ano com a venda de derivados de combustíveis (gasolina, diesel e óleo lubrificante). A licença ambiental deveria ter sido renovada neste ano, mas a empresa não ingressou com processo junto ao órgão de controle ambiental.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas