Compartilhe este texto

Em meio à pandemia, Amazonas enfrenta epidemia de síndromes respiratórias com 45 óbitos

Por Portal Do Holanda

07/04/2020 9h44 — em
Amazonas


Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Manaus/AM - Enfrentando dificuldades com a pandemia de Covid-19, o Amazonas ainda convive com uma epidemia de doenças respiratórias que fazem parte da Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG). No período de novembro de 2019 a abril de 2020 já foram registrados 500 casos dessas síndromes, com 45 óbitos, sendo 35 por síndromes respiratórias e 10 por vírus respiratórios. 

Conforme Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), dos 500 casos, 73 foram por vírus respiratórios, 24 provocados por adenovírus, 16 por influenza B, 13 pelo Vírus Sincicial Respiratório (VRS), 10 para metapneumovírus, seis de influenza A (H1N1) e quatro casos de influenza 1. 

Entre os óbitos, 35 foram por síndromes respiratórias, e 10 por vírus respiratórios, sendo cinco por adenovírus, três por influenza B, um por Vírus Sincicial Respiratório e um por metapneumovírus.  

Segundo a FVS, 80% dos óbitos foram de pessoas que possuíam ao menos um fator de risco respiratório, 66% deles eram pacientes idosos, cardiovasculares ou diabéticos, 50% pneumopatas e 16% eram crianças de 1 a 4 anos. 

O Estado vive um período sazonal de doenças respiratórias devido ao período de fortes chuvas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: COVID-19, epidemia amazonas, FVS-AM, Manaus, pandemia manaus, sindromes respiratorias amazonas, srag, Susam, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas