Compartilhe este texto

Em Manaus, polícia prende 312 acusados de homicídios no primeiro semestre de 2018

Por Portal Do Holanda

18/07/2018 17h48 — em
Amazonas



Manaus/AM - O trabalho das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de 312 acusados de homicídios em Manaus de janeiro a junho de 2018, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No primeiro semestre, a capital registrou 436 mortes violentas, o que representa uma redução de 12% frente ao mesmo período de 2017, quando ocorreram 496 assassinatos.

Investigações preliminares indicam que, pelo menos, 58% de todos os casos de homicídios têm como motivação inicial o tráfico de drogas. Das vítimas, 94,2% são do sexo masculino. No mês, foram registrados 103 casos, aumento de 2%. Em junho de 2017, a capital teve 101 homicídios.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, todo o sistema está empenhado. As medidas vão da intensificação das ações repressivas e ostensivas da Polícia Militar ao trabalho de inteligência e investigação da Polícia Civil e Secretaria Executiva de Inteligência (Seai). 

Outra medida para combater o crime foi a transferência de lideranças de facções criminosas da capital para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para onde oito detentos de alta periculosidade foram enviados semana passada. Além disso, revistas foram intensificadas no sistema prisional e a SSP-AM determinou mudanças no modelo de guarda externa da Polícia Militar, com aumento da presença policial nas muralhas.

Seis detentos foram recapturados do Centro de Detenção Provisória e as Polícias Civil e Militar mantêm as buscas. Um inquérito sobre a fuga do presídio, que ocorreu em maio, está sendo conduzido pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). 

Segundo o secretário de segurança, também houve investimento na estrutura das polícias, com a renovação de 370 viaturas nas ruas da capital e interior, além de manutenções em delegacias e a implantação de três centrais de flagrantes na capital. De outubro para cá, houve a retomada do patrulhamento comunitário nos bairros da zona norte, leste e centro-sul e até a próxima semana mais 68 viaturas serão entregues, aumentando a presença policial nos bairros da zona sul, oeste e centro-oeste. Ao longo do mês de julho, outros 82 carros de polícia serão alocados, dessa vez no interior. A SSP-AM também está realizando a compra de 60 fuzis para as Polícias Civil e Militar.

Força Tarefa - A força tarefa na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está agilizando as investigações e ajudou a aumentar o número de inquéritos concluídos e remetidos à Justiça. Este ano, 222 inquéritos foram encaminhados ao poder judiciário, o equivalente a 93% de tudo o que foi enviado ano passado. 

Segundo o delegado titular da DEHS, Jeff David Mac Donald, um dos fatores que dificulta as investigações de homicídios em Manaus é que muitas testemunhas e familiares acabam não fornecendo informações por medo de represálias.

A população pode contribuir com denúncias e informações para a elucidação de crimes de forma anônima através do telefone 181, que funciona 24 horas por dia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: homicídios, Manaus, SSP, Amazonas

+ Amazonas