Compartilhe este texto

Em frente à Susam, servidores protestam e dizem que Governo mente sobre contas do estado

Por Portal Do Holanda

15/08/2019 10h08 — em
Amazonas


Foto: Altermir Coelho

Manaus/AM - Um grupo composto por médicos e professores realiza manifestação na frente do Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam), na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, Zona Leste.

A presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Patrícia Sicchar, explica que o protesto faz parte de um ação coordenada de várias categorias que pedem a revogação da lei que congela o salário dos funcionários públicos do Estado.

Segundo ela, a lei atinge diretamente profissionais de várias categorias e representa para os médicos uma perda real de 30% nos salários durante os dois anos de congelamento previsto:

“O Estado vem mentindo referente as contas. Essa lei foi aprovada na Assembleia porque o teto da lei de responsabilidade fiscal teria sido atingida. Ontem essa inverdade foi desmascarada a nível nacional, porque o Amazonas é um dos poucos estados que tem folga desse teto máximo de lei da responsabilidade fiscal”.

A presidente garantiu ainda que as manifestações vão continuar acontecendo de forma programada na frente de vários secretarias até que o Governo volte atrás na decisão.

Ela também citou a paralisação dos agentes de endemias que permanecem acampados na frente da sede do Governo, no bairro Compensa desde esta quarta-feira (14). A categoria teria sido informada sobre a possível extinção da função como forma de cortar gastos públicos.

Para ela, o estado coloca a saúde pública em risco, ao dispensar os agentes já que o Amazonas é considerada uma zona endêmica permanente, com casos frequentes de malária, febre amarela e dengue.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: congelamento de salários, Manaus, manifestação, Amazonas

+ Amazonas