Compartilhe este texto

Duas academias são interditadas por funcionamento irregular em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/06/2018 14h19 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Duas academias foram interditadas nesta segunda-feira (25), durante operação de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF). As interdições foram feitas pela falta de registro dos estabelecimentos e comprovação de profissional habilitado na área, junto ao Conselho.

As duas academias também foram autuadas pela Visa Manaus por falta de licença sanitária, documento obrigatório para o funcionamento regular. Ambas funcionam no bairro Cidade de Deus, zona Leste da capital.

De acordo com os fiscais, uma das academias teve interdição total e só poderá voltar a funcionar após regularização junto ao Conselho, o que deve ser solicitado no período de cinco dias. Além disso, o responsável deve comparecer à sede da Vigilância municipal em até 72 horas a fim de solicitar prazo para as providências relativas às exigências sanitárias.

Já a outra academia teve interdição parcial, uma vez que, apesar de possuir registro no CREF, não comprovou a presença de profissional inscrito no órgão durante a fiscalização, podendo reabrir mediante o comparecimento do educador físico no local. O responsável pela academia também está obrigado a tomar as providências junto à Visa Manaus no prazo padrão de 72 horas. 

O objetivo das blitzes, que seguem até a próxima sexta-feira, é, segundo o fiscal de Engenharia Sanitária da Visa Manaus, Ray Siqueira, atestar o funcionamento regular das academias e evitar riscos à saúde dos usuários. “Estamos verificando se as academias têm ou não licença sanitária e exigindo a adequação das que estão funcionando de forma irregular”, informou o fiscal.

Outro foco de inspeção é verificar se a academia conta com profissional de educação física regularmente habilitado. “Estabelecimentos desse tipo devem ter profissionais graduados e inscritos no Conselho, para garantir orientação adequada e evitar riscos e danos à saúde dos praticantes de exercício físico”, explicou o agente de Orientação e Fiscalização do CREF da 8ª. Região, João Carlos Granjeiro.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas