Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Defesa Civil divulga balanço da 1ª fase da Operação Enchente 2019

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Defesa Civil do Amazonas, atendeu na primeira fase da Operação Enchente 2019 um total de 15 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira. Ao todo, 13.436 famílias foram atendidas com ajuda humanitária, que contempla: cestas básicas, kits higiene, kits com redes, lençóis e mosqueteiros, kits de limpeza, colchões, jogos de cama, travesseiros e 92 purificadores de água do projeto Salta-Z. Mais de 8 milhões foram investidos em insumos só nesta 1ª fase.

Os municípios em situação de emergência atendidos na primeira fase da operação Enchente, por suas respectivas calhas, foram: Calha do Juruá - Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Juruá e Itamarati; Calha do Purus - Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Tapauá; e Calha do Madeira – Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba e Nova Olinda do Norte. Na Calha do Madeira, o total de pessoas afetadas pelas enchentes foi de 51.717. Na Calha do Purus foi de 16.118 e na do Jurá foi 51.407.  

A grande inovação deste ano foi a inclusão dos purificadores de água de consumo coletivo do projeto Salta-Z, que foram entregues aos 15 municípios contemplados na primeira fase da Operação Enchente. Na segunda fase, serão instalados aproximadamente 200 purificadores nas comunidades mais afetadas, contribuindo na melhoria da saúde e qualidade de vida dessas famílias.

Dos 61 municípios amazonenses, 40 têm problemas na provisão de água potável, que vão da precariedade do controle operacional e manutenção até a falta de controle de qualidade na distribuição da água para as comunidades mais isoladas.

A 2ª fase da Operação Enchente está em processo de preparação e resposta e levará em breve a ajuda humanitária as famílias afetadas pela cheia.

Seguem abaixo os municípios que estão em situação de emergência ou em fase de decretação:

Calha do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Calha do Médio Solimões: Tefé, Jutaí, Uarini, Fonte Boa, Coari e Maraã.

Calha do Baixo Solimões: Anori, Anamã, Iranduba, Caapiranga, Manaquiri, Careiro da Várzea Careio Castanho e Manacapuru.

Calha do Baixo Amazonas: Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

Calha do Purus : Beruri.

Maioria dos eleitores desaprova governo Wilson Lima, aponta pesquisa Action

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.