Compartilhe este texto

Crianças criam aplicativo interativo para que visitantes conheçam o Museu da Amazônia

Por Portal Do Holanda

03/06/2018 21h47 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cada vez mais conectadas à tecnologia, não tem como negar que as crianças de hoje são ‘filhas da era digital’. Prova disso foi o aplicativo criado pelos alunos da escola de robótica Manaós Tech for Kids que possibilita, de formas divertida e interativa, que os visitantes do Museu da Amazônia (Musa) possam adquirir um pouco mais de conhecimento sobre a Reserva Florestal Adolpho Ducke e sobre o próprio Museu, durante a visitação.

Foi com a preocupação em ajudar a aumentar a divulgação do Musa, que meninos e meninas de 10 a 13 anos, estudantes da turma ‘Jedi’ de robótica, decidiram criar o aplicativo “Trilha Interativa”, que funciona via QR Code (Quick Response, reposta rápida em português; que é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usado pela maioria dos telefones celulares equipados com câmera).

“Nós descobrimos, por meio de uma pesquisa que fizemos, que sete de cada dez pessoas aqui em Manaus não conhecem o Musa, e isso é ruim porque nos leva a só 15% da bilheteria daquilo que é necessário para manter o Museu. Por isso, nós decidimos ajudar dessa forma, criando o aplicativo para que cada vez mais pessoas possam frequentar o Musa”, explica a pequena ‘Jedi’, Klivia de Lima Antero, de 13 anos.

Klivia ensina como o app funciona. “A pessoa que visita o Musa, se depara com algumas plaquinhas informativas pelo o caminho. Então, ela pega o celular dela, ativa o aplicativo na opção “scanear”e posiciona o celular em cima da foto que está na plaquinha, daí aparecem várias informações sobre aquela determinada espécie que está na foto. E, depois que a pessoa tiver bastante informações a respeito do Musa, ela vai poder jogar o game que são várias perguntas para serem respondidas sobre a floresta, as plantas, sobre o Museu em si, animais, entre outros”, explica a pequena inventora.

 *O Musa*

 O Museu da Amazônia foi criado em janeiro de 2009 como uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos. O Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke (que por sua vez, possui 10.000 hectares), localizado na Zona Norte de Manaus. É um museu vivo com área de floresta nativa onde o visitante pode fazer uma caminhada guiada para conhecer mais sobre a fauna e flora da floresta Amazônica. Além do Musa, dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke também está localizado o Jardim Botânico de Manaus.

Na trilha no Musa, o  visitante pode conhecer o lago de vitórias régias, o aquário de peixes amazônicos, o serpentário e exposições locais, além da grande atração que é a torre observatório de 42 metros de altura, onde se tem uma vista privilegiada do contraste da floresta com a cidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aplicativo, mudsa, tecnologia, Amazonas

+ Amazonas