Compartilhe este texto

Criador de modelo para preservar pirarucu ganha prêmio nos EUA

Por Portal Do Holanda

17/06/2019 9h33 — em
Amazonas



Depois de ganhar o Prêmio Jovem Cientista em 2018, o doutor João Vitor Campos-Silva, que cursou mestrado em Ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), conquistou o Prêmio Rolex de Empreendedorismo 2019. Campos-Silva integrou a equipe do Projeto de Dinâmica Biológica e Fragmento Florestal (PDBFF) da instituição.

Campos-Silva e outros quatro laureados (Sarah Saeed, Emma Camp, Grégoire Courtine, Krithi Karanth) foram homenageados nesta sexta-feira, dia 14, em cerimônia especial em Washington D.C.

Ecologista especializado no estudo de peixes, Campos-Silva, de 36 anos, desenvolveu um modelo de conservação e de sustentabilidade para recuperar populações de pirarucu (arapaima gigas) e garantir os meios de subsistência e a segurança alimentar de ribeirinhos. O pirarucu é o maior peixe de escamas do mundo, que possui alto valor comercial e muito consumido na região.

“O arapaima é um peixe fantástico, a começar pelo fato de que é enorme, podendo alcançar três metros de comprimento e pesar 200 kg. Desde tempos imemoriais, ele vem alimentando os povos da Amazônia", explica ele, em nota do Prêmio Rolex, complementando que, por outro lado, a pesca predatória, a fragmentação do habitat e a poluição das águas dizimaram as populações selvagens até chegarem ao perigo de extinção em muitos lugares.

O coordenador científico do PDBFF, o pesquisador José Luís Camargo, torce para que mais iniciativas como essa possam ser desenvolvidas e aplicadas em prol da conservação desse enorme e inestimável patrimônio natural e cultural que é a Amazônia.

Apoio há 40 anos

Os Prêmios Rolex de Empreendedorismo há mais de 40 anos apoiam pessoas que desenvolvem projetos que ampliam as fronteiras do conhecimento, protegem o patrimônio cultural e ajudam a preservar os habitats e as espécies naturais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: arapaima gigas, inpa, pesquisa, pirarucu, prêmio rolex, Amazonas

+ Amazonas