Compartilhe este texto

Como usar o Waze? Guia rápido para navegar no GPS colaborativo

Por Portal Do Holanda

16/01/2018 11h15 — em
Amazonas



Você já usou o Waze? O aplicativo de GPS colaborativo, compatível com iOS e Android, foi comprado este ano pelo Google e está fazendo bastante sucesso no Brasil e no mundo. O aplicativo oferece, além de opções fáceis de navegação ponto a ponto, diversos tipos de recursos para reportar problemas no trânsito, trocar mensagens com amigos e compartilhar o trajeto percorrido. Para aprender a utilizar o programa, siga os passos deste tutorial.

Primeiros passos no Waze

Passo 1. Faça download do Waze em seu smartphone. Uma vez baixado, ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, será pedido um cadastro. Use sua conta do Facebook ou seu e-mail para completar esta etapa.

Passo 2. A tela principal do Waze mostra o mapa da região onde você está. A seta azul no meio do mapa representa a sua atual localização. Ao se movimentar, ela te acompanhará no trajeto.

Passo 3. Nesta tela, basta ficar de olho no mapa para saber como está o trânsito. Quanto mais vermelhas ficarem as ruas, pior.

Passo 4. Note que há diversos ícones no mapa. Os outros bonequinhos são outros usuários do Waze ativos na região. As exclamações são alertas de problemas. Para saber mais informações sobre o que é cada um, basta tocar nos ícones.

Alertando outros usuários sobre problemas no trânsito

Passo 5. Para relatar um incidente de percurso, basta tocar no ícone do lado direito, no canto inferior da tela principal. Você verá nove ícones.

Passo 6. Escolha o alerta mais apropriado para o incidente: trânsito, polícia, acidente, perigo, radar, bate-papo, erro mapa, preços e bloqueio.

Passo 7. Depois de escolher o item, você poderá escrever, gravar uma mensagem e/ou tirar uma foto do local. As opções são bem simples, mas este recurso é essencial no Waze. A colaboração dos usuários é fundamental para que exista uma base de dados rica e atualizada.

Passo 8. Ao clicar em Enviar, você enviará seu alerta para outros usuários. Em instantes ele entrará no mapa, e outras pessoas poderão avaliá-la e comentar nela.


Acessando o menu do Waze

Passo 9. O menu do aplicativo pode ser acessado pelo ícone do lado esquerdo. Nele, há nove opções.

Passo 10. Em Navegar, é possível pesquisar um endereço ou tocar em categorias para encontrar estabelecimentos próximos, de acordo com o tipo de local desejado.

Passo 11. Em Preços, é possível visualizar os valores cobrados pela gasolina nos postos das redondezas.


Passo 12. A aba Meu Waze é possível acessar o seu perfil de usuário. Neste menu você poderá ver seus pontos somados (Meu Placar) e também personalizar seu bonequinho (Meu Humor). Há uma recompensa de pontos para cada ação feita no Waze. Aumentando seu placar, é possível desbloquear novos humores.

Passo 13. A opção Enviar serve para compartilhar sua localização com outra pessoa, seja usuário ou não do serviço. Esta ferramenta é muitp útil para compartilhar os dados do local de uma festa, por exemplo, para os amigos.


Passo 14. O Waze também tem funções sociais, e uma delas é a troca de Mensagens. No ícone delas, é possível acessar os recados que você recebeu de outros "wazers".


Passo 15. O menu Alertas serve para mostrar todos os incidentes compartilhados pelos usuários do Waze. Usando sua localização, é possível mapear problemas comuns do trajeto, como “polícia”, “trânsito”, “acidentes” e “perigos”. É possível visualizar também interações na própria rede, em “bate-papos”.

Passo 16. Há também outras três opções no menu principal do Waze: Desligar, para que o app seja desativado, Meus amigos, com a lista de contatos do Facebook que usam o Waze, e Config. Este último pode ser usado para realizar configurações como a vizibilidade no mapa, o idioma, as redes sociais e etc.


O Waze é um aplicativo bem completo e há muitos detalhes interessantes para te auxiliar no trânsito do dia a dia. Caso você esteja em busca de uma ferramenta de GPS que tenha um funcionamento simples, que seja gratuito e tenha recursos inovadores, vale a pena conferir!

Fonte: TechTudo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas