Siga o Portal do Holanda

Pesquisa

Centro de pesquisas da FCecon deve ser inaugurado no próximo ano em Manaus

Publicado

em

Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) dá, nesta quinta-feira (7/11), um importante passo para a estruturação do Centro de Pesquisa Clínica da unidade hospitalar, que é referência no tratamento de câncer na região Norte. Com a conclusão da estruturação física do centro, será possível seguir em busca das demais condições para ampliar as pesquisas já desenvolvidas na instituição.

A pesquisa clínica é voltada para testar, na prática clínica, diferentes protocolos, como processos, abordagens e medicamentos que estejam sendo apontados com potencial efetivo para determinadas patologias.

O centro de pesquisa é um antigo pleito da Diretoria de Ensino e Pesquisa  (DEP) da FCecon, que desde 2012 buscava agregar ao quadro de funcionários da unidade pesquisadores que pudessem desenvolver estudos na área oncológica. Vindos do concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) de 2014, quatro pesquisadores chegaram à Fundação Cecon no ano de 2018 e desde então desenvolvem estudos na unidade.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, pesquisadora Kátia Luz Torres, a pesquisa é voltada para dar suporte e respostas à área assistencial. “Onde que a população sente o retorno disso? No que esse centro de pesquisas vai beneficiar a população? Gerando ambientes produtivos para gerar pesquisas, pesquisas essas que mudam processos, que melhoram a assistência. E quem recebe o benefício disso é a população”, disse Torres.

Um dos exemplos foi um novo protocolo utilizado nos sintomas adversos da quimioterapia, como o enjoo, que é um dos efeitos naturais deste tipo de medicação. “A Farmácia, junto com a Oncologia e a Quimioterapia, debruçou-se em um estudo farmacológico de conjunção de efeitos de drogas, debruçou-se sobre essa pergunta, respondeu, e hoje aplica um novo protocolo para os pacientes”, destaca a diretora.

Estrutura 

O projeto para estruturar o Centro de Pesquisa Clínica da FCecon contou com doação da Roche Brasil, empresa farmacêutica, em parceria ainda com a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Além da estruturação com novas salas, equipamentos e rede cabeada de internet na Diretoria de Ensino e Pesquisa, receberam mobiliário novo o ambulatório de Atendimento Clínico e o ambulatório de Farmácia Clínica. No caso da Farmácia, houve a criação de outro consultório farmacêutico para atender os pacientes e familiares.

Próximos passos 

A expectativa da DEP/FCecon é que o Centro de Pesquisa Clínica seja inaugurado em 2020. Para isso, ainda é preciso reforçar a equipe com profissionais para atuar nos estudos, como enfermeiros, farmacêuticos, médicos e assistentes administrativos.

Outra etapa ainda a ser concluída é a implantação de um novo sistema que agregue os dados dos casos de câncer registrados e atendidos na FCecon. A unidade possui um sistema com os prontuários de pacientes, mas, para agilizar e aprimorar as pesquisas, será necessária a aquisição de um grande software de gestão hospitalar, o que a DEP tem buscado junto a parcerias públicas e privadas.

Fotos: Laís Motta/FCecon

Gente armada causa pânico em boate de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.