Compartilhe este texto

Campanha identifica casos de hanseníase em crianças e adolescentes em escolas de Manaus

Por Portal Do Holanda

17/05/2018 21h16 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semsa

Manaus/AM - A 5ª Campanha de Combate à Hanseníase e Geo-Helmintíases (Verminoses), iniciada no mês de março, com o objetivo de atingir 185 escolas de Manaus, identificou até o momento 74 casos suspeitos de hanseníase entre os estudantes, dos quais dois estão com o diagnóstico confirmado. Outros 57 foram descartados e 15 permanecem em fase de investigação diagnóstica.

A campanha seguirá até o dia 15 de junho e tem a meta de atender 70.360 alunos entre 5 a 14 anos, em 140 escolas municipais e outras 43 escolas estaduais. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que a campanha tem o objetivo de realizar a busca de casos novos de hanseníase e o tratamento coletivo para as verminoses. Para a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, enfermeira Eunice Jacome, a maior dificuldade é a falta de retorno do formulário de autorização dos pais ou responsáveis para que os estudantes participem das ações da campanha.

Na última Campanha de Combate à Hanseníase e Geo-Helmintíases, realizada em Manaus, no ano de 2016, foram detectados 136 casos suspeitos da doença. Desse total, foram confirmados cinco casos entre alunos de 5 a 14 anos, além de um caso em um estudante fora da faixa etária indicada. Já em 2015, houve a confirmação de 10 casos.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida pelo contato com o bacilo  Mycobacterium leprae (M. Leprae), que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, mas poucos adoecem. A doença atinge, principalmente, pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A transmissão acontece principalmente pelas vias áreas superiores, por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa com maior probabilidade de adoecer com uma pessoa doente e que esteja sem tratamento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: hanseníase, Manaus, Semsa, Amazonas

+ Amazonas