Compartilhe este texto

Blocos e bandas de rua assinam adesão a portaria de segurança para Carnaval 2018

Por Portal Do Holanda

17/01/2018 20h18 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Representantes de bandas e blocos carnavalescos de Manaus assinaram, nesta quarta-feira (17), adesão à nova Portaria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) que estabelece as regras para a realização de eventos em vias públicas da cidade e o Termo de Compromisso de Realização de Eventos, uma espécie de ‘ajustamento de conduta’ para o setor.

A partir da sexta-feira (19) o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado com a presença dos órgãos estaduais, municipais e federais para acompanhar os eventos. Até a quarta-feira de cinzas (14), a estimativa é que ocorram 300 festas carnavalescas na capital. As operações integradas de Segurança para o Carnaval 2018 estão programadas, com previsão de montagem de estrutura para cobrir na capital e interior.

Os organizadores são obrigados a contratar segurança privada e montar barreiras para controle de acesso do público. A SSP-AM fará a fiscalização dos eventos, para verificar o cumprimento das normas de segurança. Desde a semana passada, o vice-governador e titular da SSP, Bosco Saraiva, acompanha as blitze aos eventos, com equipes das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública.

Assinada em conjunto pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, a portaria sobre eventos em vias públicas reforça os critérios de segurança que precisam ser adotados pelos organizadores. Envolve medidas preventivas e situações emergenciais, de olho na segurança dos foliões. Uma das mudanças para este ano é que as festas à céu aberto só poderão ocorrer até no máximo às 23 horas. Bebidas em garrafas de vidro e churrascos em espetos também estão proibidos, por questões de segurança.

Cumprimento das regras - Além da fiscalização direta da SSP-AM, a Central Integrada de Fiscalização (CIF), do Sistema Integrado de Comando e Controle, que envolve os órgãos do Sistema de Segurança das três esferas de poder, estará nas ruas para acompanhar o cumprimento de regras pelas bandas. No CICC, onde é possível acessar em tempo real as informações geradas pelos agentes de segurança, os trabalhos do Carnaval 2018 devem se estender até o final de fevereiro.

Estrutura de atendimento - Para facilitar a regularização das bandas, Bosco Saraiva determinou a montagem de uma estrutura de atendimento aos organizadores no CICC, localizado na avenida André Araújo, Aleixo, zona centro-sul. É no CICC que as bandas precisam encaminhar ofício para que o evento seja incluído na programação de segurança pública.

Na noite de quarta-feira, Bosco Saraiva reuniu com membros da Associação de Bandas e Blocos de Rua do Carnaval de Manaus (ASBBAM) para alinhar as medidas. Criada em outubro do ano passado, a Associação representa cerca de 100 bandas e blocos carnavalescos da capital, como a Galo de Manaus, Difusora e a banda do Flamengo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: carnaval, Manaus, SSP, Amazonas

+ Amazonas