Siga o Portal do Holanda

Educação

‘Aula em Casa’ muda rotina de estudantes no Amazonas

Publicado

em

Estudantes da Região Metropoltaina de Manaus também são beneficiados com o Aula em Casa - Foto: Divulgação/Secom AM Estudantes da Região Metropoltaina de Manaus também são beneficiados com o Aula em Casa - Foto: Divulgação/Secom AM
Estudantes da Região Metropoltaina de Manaus também são beneficiados com o Aula em Casa - Foto: Divulgação/Secom AM

Sociedade precisa reagir à censura na internet


Manaus/AM - No Amazonas, a troca da sala de aula pelos monitores de TV nas próprias casas com a iniciativa de pôr no ar o “Aula em Casa” levou alunos das redes estadual e municipal a alterar suas rotinas para continuar assistindo as aulas, mesmo com a pandemia de coronavírus.

Além de Manaus, a iniciativa inédita, que consiste na transmissão de aulas por quatro canais da TV Encontro das Águas e pela internet, engloba também alguns municípios da Região Metropolitana da capital, como Careiro da Várzea e Manaquiri. Lá, a quilômetros de distância, estudantes, pais e equipe escolar se mobilizam para superar as adversidades e acompanhar o projeto.

Professora de Física da Escola Estadual Anselmo Jacob, em Manaquiri, Milane Lima da Silva afirmou ter sido pega de surpresa com o “Aula em Casa”, mas que isso não a impediu de buscar novas ferramentas para acompanhar e auxiliar seus alunos durante as aulas. “A minha relação com os estudantes está sendo constante. Diariamente, nós conversamos via Whatsapp, onde tenho repassado informações e esclarecimentos”, destacou a educadora.

Também da Escola Estadual Anselmo Jacob, Richardson Silva da Silva, do 8º ano, é um dos alunos que moram na zona rural. Ele, que assiste às transmissões no celular da mãe, pelo Youtube, diz que costuma fazer anotações e busca sempre aprimorar e adquirir novos conhecimentos. “Apesar de todos os desafios,  posso dizer que estou obtendo excelente resultado em relação às disciplinas ministradas”, ressaltou.




Desafio

Em Careiro da Várzea, a palavra de ordem do projeto  “Aula em Casa” tem sido “inovação”. Professor dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Daniel Arais vem mobilizando seus alunos por meio de ferramentas e plataformas digitais, como o AVA, Google Classroom e Google Forms.

“Está facilitando o trabalho e, principalmente, as avaliações do aprendizado. Estou elaborando exercícios on-line, que são acessados via links que envio nos grupos de WhatsApp”, pontuou o educador.

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.