Siga o Portal do Holanda

Manaus 2018

Aplicativo que monitora escovação de crianças e outras tecnologias serão lançadas no 'Arduino Day''

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Já imaginou você poder ligar e desligar as lâmpadas por meio do telefone celular mesmo estando fora de casa? Ou ainda poder monitorar a escovação de dentes de seus filhos por meio de aplicativo de celular? Essas e outras soluções tecnológicas que facilitam muito a vida das pessoas poderão ser vistas e aprendidas no próximo dia 31 de março durante o “Arduino Day Manaus 2018”. O evento acontece no Teatro Manauara (no Manauara Shopping) no período de 13h às 21h e qualquer pessoa pode participar.

O “Arduino Day” é um evento que acontece simultaneamente no mundo todo em diversas universidades e em espaços que tenham pessoas interessadas em apresentar ideias e projetos construídos na plataforma Arduino, buscando sempre soluções de baixo custo e compartilhando experiências. A ideia é dedicar um dia completo para aprender, ensinar, construir, apresentar novos projetos e por a mão na massa.

“Nossa meta com a realização desse evento é propor várias possibilidades para aprendizagem, oferecendo palestras, oficinas e espaço para que as pessoas possam apresentar suas ideias, além de aprender mais sobre o mundo da inovação tecnológica. Dessa forma, o Arduino Day não só apresenta novas soluções, como também serve de ‘janela’ para os empreendedores”, explica Carlos Junio Lima, um dos coordenadores do evento.

O “Arduino Day Manaus 2018” é realizado pelo Makers Manaus - um coletivo que tem como proposta difundir os princípios da Cultura Maker na capital amazonense, tendo como principal projeto, viabilizar o primeiro Laboratório de Fabricação Digital (FAB LAB) de Manaus.

*O que é o Arduino?*

Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a Robótica mais acessível a todos. O equipamento permite criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo e de fácil uso por amadores e profissionais, principalmente, para aqueles que não têm alcance a equipamentos mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

O projeto italiano iniciado em 2005 tinha primeiramente cunho educacional e interagia com aplicações escolares, mas o sucesso nessa fase foi tão grande que mais de 50 mil placas foram vendidas.

O coordenador Carlos Junio ressalta que até mesmo pessoas que não têm conhecimento prévio sobre eletrônica, informática e nem possui um Arduino, podem participar do evento. “Principalmente, em tempos de crise econômica onde o mercado de trabalho é mais escasso, as soluções inovadoras em tecnologia surgem para criar novas oportunidades”, destaca. 

*Keep Smiling*

Foi pensando em facilitar o hábito das crianças na escovação de dentes e acabar com a dor de cabeça dos pais que o analista de Sistemas, José Filho, criou o aplicativo Keep Smiling. O app transforma o tempo de escovação em diversão.

“Com o aplicativo, os pais não precisarão mais ter que ficar perguntando se o filho escovou ou não os dentes porque ele terá como monitorar, do próprio celular, se essa atividade foi feita. Graças ao modo interativo e divertido, as crianças se envolvem e aprendem de uma maneira lúdica a ter o hábito de escovar os dentes”, esclarece o criador do Keep Smiling, José Filho.

Ele reforça que a solução oferece um device (dispositivo) baseado na plataforma Arduino que pode ser plugado em qualquer escova de dente e se comunicar com o aparelho celular, monitorando e identificando os movimentos de escovação dos pequenos.

*Arduido Day Manaus 2018*

A programação do “Arduino Day Manaus 2018” contará com nove palestras, que abordarão temas como: “Jogos Digitais"; "Machine Learning"; "Escassez de habilidades na comunidade de TI no Amazonas”, além do “Fingerprinting” – uma espécie de plataforma que avalia se a pessoa está sendo rastreada.

“O evento tem seu foco maior nas oficinas, onde buscaremos mostrar para a população que as possibilidades oferecidas pelo Arduino estão ao alcance de todos”, ressalta o coordenador do evento, Carlos Lima Junio.

Ao todo, seis projetos serão apresentados e cinco oficinas serão realizadas durante o evento. Um dos projetos é o “ESP8266 NODEMCU para Automação Residencial" que tem como criadores: Antônio Freire (analista de Sistemas), David Cauassa (engenheiro eletricista), Elyseo Mesquita (analista de Sistemas) e Geferson Oliveira (pesquisador educacional).

“Esse projeto mostra a aplicação da tecnologia para a automação de residências, indústrias ou prédios, controlando as cargas de lâmpadas, tomadas, data show e sonorização por meio de uma aplicação em tempo real, onde o usuário poderá, com a ajuda de um ponto Wi-Fi, controlar esses dispositivos utilizando apenas o seu celular ou computador. Essa é uma eficiente aplicação que foi desenvolvida para que o usuário, com um simples toque, gerencie esses dispositivos ligando ou desligando os mesmos”, destaca um dos criadores, Geferson Oliveira. 

Para participar do “Arduino Day Manaus 2018” e saber mais sobre a programação completa do evento e sobre as inscrições, basta acessar o site do Arduino Day Manaus.

As inscrições têm valor diferenciado para palestras e/ou oficinas e, segundo a coordenação, três oficinas sobre “Arduino básico” serão oferecidas gratuitamente, sendo duas para crianças e uma para o público feminino, aproveitando ainda as comemorações do mês internacional da mulher. Também é necessário que o participante leve seu computador notebook para participar das oficinas.

Maiores informações podem ser obtidas pelo email: maker@fablabmanaus.com ou ainda pelos telefones: (92) 98162-0556 | (92) 98161- 6519. O evento garante certificado de participação de oito horas.

+ Amazonas

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.