Compartilhe este texto

Amazonenses realizam campanha para que governo adote novo tratamento contra câncer

Por Portal Do Holanda

29/12/2018 19h41 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

MANAUS / AM - Aprovado nos Estados Unidos no ano de 2018, o CAR T-Cells é um dos caminhos apontados pela comunidade científica para o tratamento do câncer. No Amazonas, pesquisadores e profissionais da saúde iniciaram campanha no última quinta-feira (27) para que o Estado seja o primeiro a adotar o método.

No método não se trata de um medicamento específico e nem é necessária cirurgia, durante o tratamento são extraídos celulases do corpo do paciente que são modificadas em laboratório para serem reintroduzidas ao corpo e ajudarem no combate da doença, principalmente para casos leucêmicos, que representam 40% dos tratados no Amazonas.

De acordo com a coordenadora da campanha "Terapia Cart-T Cells A Esperança", Maria Lima, já são 7 anos de pesquisas científicas e políticas de como desenvolver a implementação. "Montamos uma equipe com médicos, pesquisadores e profissionais da administração pública para analisar o quadro na saúde no Estado e como esse tratamento pode trazer melhorias relevantes", disse Maria.

Segundo a coordenadora, o grupo já acompanha a evolução do tratamento no mundo há 7 anos e acredita que o Estado tem estrutura para implementação por isso lançou a campanha para agrupar pessoas interessadas em volta do tema.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Campanha, câncer, tratamento, Amazonas

+ Amazonas