Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Amazonas terá novo e mais eficaz teste rápido para tuberculose

Publicado

em

Manaus/AM - A partir de agosto, um novo teste, mais preciso e eficaz, para o diagnóstico da tuberculose será introduzido na rede estadual de saúde. O Teste Rápido Molecular Ultra (TRM-Ultra) para diagnóstico da tuberculose foi tema do 1º Seminário Amazônico de Pesquisa Clínica em Tuberculose, que iniciou nesta quarta-feira (19), no auditório da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT- HDV).

A programação, que vai até sexta (21), inclui palestras com pesquisadores nacionais e internacionais. Voltado para profissionais de saúde, entre os temas abordados durante o seminário estão: teste rápido para o diagnóstico de tuberculose, epidemiologia, cuidados da infecção latente e farmacocinética.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), Marlucia Garrido, que representou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no evento, disse que a previsão da chegada do teste rápido molecular ultra é a partir do mês de agosto, conforme previsão do Ministério da Saúde. 

O novo teste irá substituir o Teste Rápido Molecular TRM-TB, uma versão anterior, que já é usado em Manaus  Tabatinga, São Gabriel da cachoeira e Tefé. Em 2019, segundo o Programa Estadual, 1.508 casos novos de Tuberculose foram diagnosticados, 72,4% na capital do Amazonas. O número é ligeiramente menor que o do ano passado. Até o final de junho foram registrados 1.568 casos novos, sendo 1.126 casos residentes em Manaus.

Anitta, um show de gastança inesquecível

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.