Compartilhe este texto

Acidentes com escorpiões aumentam no Amazonas, alerta FVS

Por Portal Do Holanda

14/06/2019 6h37 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta um aumento de 17% no número de acidentes com escorpiões no Estado, na comparação entre os primeiros cinco meses de 2018 e de 2019. Com o registro de cheia dos rios na região, a Fundação capacita técnicos do interior do Estado para identificar e controlar os escorpiões e alerta para os cuidados em relação ao animal peçonhento, principalmente, no interior do Amazonas onde é registrada a maioria dos casos.

De janeiro a maio deste ano, conforme dados da FVS-AM, foram registrados 227 acidentes por escorpiões. Já em 2018, nos primeiros cinco meses, o número desses registros foi de 193. Apuí é o município com o maior registro desse tipo de acidente, com 42 casos neste ano. O levantamento aponta, também, para uma morte por acidente com escorpião, ocorrida em 2019, em Manaus; e outros três óbitos, registrados em 2018, em Coari, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Cheia e prevenção – O médico veterinário Deugles Cardoso, da Gerência de Zoonoses da FVS-AM, apontou para a necessidade dos Núcleos de Educação em Saúde dos municípios atuarem de forma eficiente sobre as incidências de acidentes com escorpiões para evitar novos casos, principalmente diante da subida do nível das águas dos rios do Estado, quando os escorpiões se aproximam da população, fugindo da cheia.

“Incentivamos que a importância da prevenção seja transmitida, inclusive via rádio, nas comunidades ribeirinhas mais distantes, para que se tenha o cuidado de evitar a aproximação com esses animais”, finalizou o veterinário.

Entre as formas de prevenção de acidentes com escorpiões e demais animais peçonhentos estão: usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários; não acumular entulhos e materiais de construção; limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das casas, jardins e quintais; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; limpar terrenos abandonados, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.

Recomendação - A FVS-AM orienta que quem sofreu um acidente com picada de escorpião, ou algum outro animal peçonhento, deve procurar a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível. É preciso, também, verificar possíveis sinais de envenenamento, como sangramento, dor, inchaço progressivo ao redor da picada.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, escorpião, picada de escorpião, Amazonas

+ Amazonas