Siga o Portal do Holanda

No Igarapé do Passarinho

35 barracos são demolidos por ocupação irregular em área de preservação ambiental

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - 35  armações irregulares foram demolidas, nesta terça-feira(22), durante operação da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (SEGGIM). Os barracos estavam em um trecho da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Passarinho, no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) já havia notificado os ocupantes e dado um prazo para que saíssem do local. A notificação, porém, foi descumprida e os invasores permaneceram no local, o que motivou também a operação. “Com a retirada, é possível reduzir a grande quantidade de dejetos e resíduos que são lançados no igarapé”, destacou o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves.

Além de território protegido por lei, as margens do igarapé são consideradas também áreas de risco por conta do aumento do nível do curso d’água. Os barracos eram ocupados por moradias e comércios improvisados, num trecho do igarapé que corta os bairros Colônia Terra Nova, Galileia e Rio Piorini. Outras ações de retirada já havisido feitas anteriormente pela fiscalização da Semmas. No local, funcionavam bares, ferros-velhos, oficinas mecânicas, bancas de venda de peixe, churrasco e até igreja. A maioria pertencente a moradores das áreas adjacentes. O risco de alagações foi apontado pela Defesa Civil como iminente.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Assalto com reféns em loteria na Av. Autaz Mirim [AO VIVO]

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.