Compartilhe este texto

35 barracos são demolidos por ocupação irregular em área de preservação ambiental

Por Portal Do Holanda

22/05/2018 18h43 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - 35  armações irregulares foram demolidas, nesta terça-feira(22), durante operação da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (SEGGIM). Os barracos estavam em um trecho da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Passarinho, no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) já havia notificado os ocupantes e dado um prazo para que saíssem do local. A notificação, porém, foi descumprida e os invasores permaneceram no local, o que motivou também a operação. “Com a retirada, é possível reduzir a grande quantidade de dejetos e resíduos que são lançados no igarapé”, destacou o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves.

Além de território protegido por lei, as margens do igarapé são consideradas também áreas de risco por conta do aumento do nível do curso d’água. Os barracos eram ocupados por moradias e comércios improvisados, num trecho do igarapé que corta os bairros Colônia Terra Nova, Galileia e Rio Piorini. Outras ações de retirada já havisido feitas anteriormente pela fiscalização da Semmas. No local, funcionavam bares, ferros-velhos, oficinas mecânicas, bancas de venda de peixe, churrasco e até igreja. A maioria pertencente a moradores das áreas adjacentes. O risco de alagações foi apontado pela Defesa Civil como iminente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas