Compartilhe este texto

Posse de Amazonino pode ser novamente adiada


Por Raimundo de Holanda

21/09/2017 20h36 — em
Bastidores da Política



A polêmica em torno da data de posse do governador eleito Amazonino Mendes só ‘esquentou’ nesta quinta-feira. Nos corredores da Assembleia e fora do ‘ninho’ do interino David Almeida as movimentações indicam que a intenção de tumultuar o processo não vai parar.

O decano Belarmino Lins, ex-aliado de Amazonino e agora ‘assessorando’ David Almeida, deixou solta um ameaça no ar: "Pela Constituição, a posse deve ser só no dia 1º de janeiro".  

A posse, marcada inicialmente para o dia 5 de outubro, foi remarcada para o dia 10. Mas o grupo de parlamentares que comanda o governo criou gosto pelo poder e não quer largar o osso. 

ARTHUR VERSUS LULA?

O prefeito Arthur Neto admitiu em entrevista à revista Veja que pode disputar com a elite do PSDB  as prévias do  partido para a escolha do candidato à  presidência da República.   Arthur coloca a cara pra fora do ‘ninho’ elitista do partido, saindo para a militância junto à sociedade. Ele defende, na entrevista,   um PSDB mais Brasil e menos ‘café com leite’.

Seus conceitos confrontam o comodismo das candidaturas ‘economicamente viáveis’ de Dória e Alkmin, para acenar com a possibilidade de um tucanato mais popular.

É quase improvável, mas Arthur e Lula dariam uma disputa monumental. Em seus oito anos de Senado, Arthur sozinho fez Lula dobrar os joelhos com todo o poderio aliado que o então presidente mantinha no Congresso.

OLHO NA BOLA

O senador Romário vem a Manaus no dia 29 para lançar seu livro “Um olho na bola, outro no cartola.

@@@

Nos últimos anos, o Baixinho ficou praticamente sozinho lutando no Congresso contra a corrupção dos cartolas brasileiros.

CONSTRANGENDO O MP

O Ministério Público do Estado do Amazonas afastou preventivamente por 60 dias o servidor Manuel Eduardo Ramalho Angelim, 26, preso em flagrante ao praticar assalto em frente a casas bancárias de Manaus. Um processo administrativo foi instaurado e, após sua conclusão, o funcionário  poderá ser demitido a bem do serviço público. Os alvos de Ramalho e da quadrilha da qual  participava eram procuradores aposentados.

IGREJA INVESTIGADA

A denúncia de que a Igreja Shekinah, do pastor Geibson da Silva Andrade, mantém um centro de apoio a dependentes químicos clandestino chamou a atenção do Ministério Público,  que abriu uma investigação para o caso.  A igreja está localizada  ilha no Rio Cuieiras, margem direita do Rio Negro, entre as comunidades São Sebastião e Canaã, Zona Ribeirnha de  Manaus

TV ABERTA PARA A ALEAM

O Diário Oficial da União publicou  ontem  Decreto assinado pelo presidente do Senado, Eunicio Oliveira, autorizando a Assembleia Legislativa do Amazonas  a  executar serviço de radiodifusão de sons e imagens na cidade de Manaus  pelo prazo de 15 (quinze) anos, sem direito de exclusividade,  com fins educativos. A concessão foi feita diretamente ao Governo do Estado do Amazonas.

REVOGAÇÃO POLÊMICA

Chega na próxima segunda-feira à Assembleia Legislativa o projeto do governo estadual que pede a revogação da lei  que aumentou em 2% a alíquota do ICMS sobre óleo diesel e uma série de itens considerados supérfluos. A lei foi motivo de escaramuças na sessão de ontem da ALEAM.

“DESARANJO VERBAL”

Após bate-boca e quase troca de socos no plenário Ruy Araújo, os deputados Sabá Reis (PR) e Vicente Lopes (PMDB) tentaram amenizar os efeitos negativos de seus atos de UFC vergonhoso. Sabá classificou de “desarranjo verbal” o violento duelo com Lopes por causa da provável revogação da lei do ICMS.

MILHO E GALINHEIRO

O UFC verbal entre Reis e Lopes se agravou quando o parlamentar peemedebista acusou a bancada governista de ser favorável à revogação da lei apenas por bajulação ao governador interno David Almeida. “Tire o meu nome disso aí”, exigiu Reis, recebendo reprimenda de Lopes: “Ora, o Sabá tem que se ajoelhar sobre milho”. Irritado, Reis devolveu: “Isso aqui não é nenhum galinheiro”. O tempo fechou e os seguranças evitaram o pior.

CARA A CARA

Segundo o deputado Wanderley Dallas (PMDB), o presidente do TCE-AM, conselheiro Ari Moutinho Júnior, não aceita ir à Assembleia Legislativa para se reunir a portas fechadas com os parlamentares. “Ele quer uma reunião aberta, cara a cara, para explicar o projeto do TCE que reajusta os salários dos seus servidores”, disse Dallas.

DESNÍVEL GERAL

A visita de Ari Moutinho a ALEAM, na próxima semana, vai dar o que falar. De acordo com o deputado Luiz Castro (REDE), o evento vai expor, inevitavelmente, o flagrante desnível salarial entre os servidores do TCE e os servidores de instituições como o próprio Poder Legislativo Estadual.

RECEITAS DE FARMACÊUTICOS

A Comissão de Constituição e Justiça da ALEAM acatou parecer do deputado Belarmino Lins (PROS) e detonou ontem projeto do deputado Francisco Souza (Podemos) que permitia a prescrição do receituário de medicamentos por profissionais farmacêuticos.  O Conselheiro Federal de Medicina, a Associação Médica do Amazonas e o Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMAM) apoiaram a decisão, condenando o projeto que invadia competência da União.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.