Compartilhe este texto

Empresas da ZFM na mira do TCU


Por Raimundo de Holanda

09/09/2017 22h26 — em
Bastidores da Política



O TCU quer  que a Suframa explique porque empresas da Zona Franca de Manaus estão  deixando de fazer investimentos em  pesquisa e desenvolvimento, apesar dos incentivos fiscais que recebem para esta finalidade. Entre as empresas, o tribunal cita  a  Sonsun Ind. E Comercial Tecnol. Ltda, KVA Industrial e Comercial Ltda, Infocom Amazonas Ltda, MCD Indústria e Comércio de Componentes Ltda,  Sunsix Indústria Eletrônica Ltda, GSI da Amazônia Ltda, Importadora e Exportador e Ind. Jimmy Ltda, Meson Amazônia Indústria e Comércio de Produtos Telec. Ltda.  O TCU deu  prazo de 120 dias para que a Suframa  adote providências para o cumprimento do rito de regularização definido no Decreto 6.008/2006, inclusive das eventuais medidas visando o cancelamento dos benefícios e o ressarcimento dos impostos dispensados:. Outras empresas estão na mira do Tribunal.

CONTAS IRREGULARES NO TRT

O TCU  considerou irregulares as contas da ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho  da 11ª Região, desembargadora  Luiza Maria Pompei Falabela e a condenou ao pagamento de R$ 149 mil, mais multa de R$ 20 mil.  O Tribunal de Contas da União também condenou solidariamente a empresa Leman Engenharia e Construção, por irregularidades em obras no tribunal durante a gestão da desembargadora. O acórdão  Nº 7233/2017 foi publicado no Diário Oficial da União do dia 25 dez agosto.

LEGISLATIVO PARA

Sob a “administração”   do vice-presidente Abdala Fraxe, a Assembleia Legislativa funciona sob as ordens diretas do interino David Almeida, que não cuida bem do Executivo, e menos ainda do Legislativo.

Depois que David entrou na briga pelo governo do Estado, o Parlamento do Amazonas ficou em estado de ‘dormência’ nos últimos quatro meses.

MÁQUINAS E GENTE 

Indagada sobre a participação dos servidores municipais de área não específica na elaboração do PCCV próprio, a secretária Luiza Bessa Rebelo, da Semad, disse que “processos, obras e equipamentos não tem significado e nem operam, sem as pessoas”.

NA CATRACA

Na terça o Sinetram e a DPE se reunirão para acertar os “30 segundos na catraca” dos ônibus em Manaus. O tempo se refere ao limite de segurança da bobina eletromagnética que libera a catraca, o selonoide. Se demorar mais apertando o botão ela aquece e queima.

SÓ AUMENTO

Até quando os brasileiros vão continuar suportando os aumentos sucessivos no preço dos combustíveis sem protestar? Em julho houve aumento de PIS/Cofins, em agosto veio reajuste nas refinarias, depois a tempestade Harvey nas áreas petrolíferas do Caribe.

Siga-nos no

ASSUNTOS: pesquisa, Suframa, tcu

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.